Por uma questão de segurança pessoal, de forma a tentarem escolher alguém que corresponda aos seus padrões, é muito comum que os proprietários solicitem uma carta de motivação, sustenta a imobiliária Engel & Völkers, a primeira imobiliária com um departamento especialista em arrendamento.
Cuidados com os erros gramaticais e ortográficos
Apresentar uma carta de motivação com erros de português poderá não ser a melhor forma de conquistar o proprietário do imóvel, note-se. Ainda que os erros gramaticais e ortográficos não afetem o conteúdo em si nem indiquem que seria, em efetivo, um pior inquilino, a verdade é que no momento da leitura estes irão estimular emoções menos positivas, que o colocam em desvantagem.
Assim, antes de entregar a sua carta, garanta que esta está correta e sem erros, para melhorar as suas hipóteses de ser escolhido.
Apresente argumentos concretos
A apresentação de dados concretos sobre si, como o número de anos que trabalha para a sua empresa, ou os seus rendimentos mensais serão importantes para que demonstre que tem a possibilidade de pagar as rendas, sem falhas ou atrasos.
A sua ligação ao local onde se encontra a casa, ou as razões pelas quais a casa é ideal para a sua família podem ser argumentos emocionais bastante fortes e, que criem empatia com o proprietário.
Para a Engel & Völkers é muito importante, no entanto, que os argumentos que utilizar sejam reais e honestos. Além disso, não será demais destacar alguns dos seus valores.
Referir caraterísticas como ser-se cumpridor, dedicado, cuidadoso ou responsável pode ajudar a estabelecer um vínculo de confiança que o coloque em vantagem face a outros concorrentes.
Opte por uma linguagem formal mas simples
A carta de motivação para o arrendamento deve ter um tom formal mas não demasiado elitista. Isto é: deve adotar um estilo de escrita formal, como enviaria para o seu superior na empresa.
Quer mesmo arrendar aquela casa? Então, demonstre o seu entusiasmo
A tonalidade utilizada na escrita da carta deve demonstrar o desejo quanto ao arrendamento do imóvel e, por isso, o seu entusiasmo deve estar patente no texto, sustenta a Engel & Völkers. Ainda que o seu desejo de arrendar não seja a chave para que conquiste o que deseja, esta manifestação ajudará a criar, no senhorio, uma sensação positiva sobre si.
Leia Também: Há mais cidadãos a querer viver em palácios e castelos na Europa