Quantas vezes já lhe aconteceu, passear numa loja de decoração, apaixonar-se por uma peça, comprar e quando chega a casa não sabe onde a colocar? Esta é uma das grandes tendências de todos nós e que resulta, por conseguinte, num dos maiores erros de decoração que deve mesmo evitar.
Nesse sentido, pense sempre bem antes de comprar e faça um planeamento, sustenta o Habitissimo.
Menos é mais!
Com isto, o Habitissimo não está a dizer que todos devemos adotar um estilo minimalista, ainda assim encher cada centímetro quadrado da sua casa poderá ser um má opção.
Seja com fotografias, lembranças, quinquilharias ou outra coisa ao seu gosto, casas demasiadamente cheias não respiram e simplesmente não funcionam.
A parede tem a cor errada
Escolha cores neutras, afirma o Habitissimo, e faça depois pequenos apontamentos mais arrojados. Tome atenção às dimensões da sua casa e à iluminação natural, pois casas mais pequenas ou com pouca iluminação natural exigem cores claras e casas grandes e com muita luz direta do sol já podem ser pintadas com tons mais escuros, saliente-se.
Deixe a luz natural entrar
Faça este teste: entre numa sala cheia de luz natural e veja com se sente e depois entre noutra divisória que possua pouca luz do sol. Percebeu? Nunca abdique da luz natural em sua casa e decore-a de forma a que os elementos mobiliários e decorativos não impeçam a sua entrada.
Não abuse na mistura de estilos decorativos nem dos padrões
Misturar na decoração de uma sala, quatro ou cinco estilos, por exemplo, é capaz de não ser muito boa ideia. Planeie bem o que quer e faça uma pesquisa daquilo que realmente gosta e se adequa ao seu espaço.
Relativamente aos padrões, não tem de ter medo de misturar flores, listas ou bolinhas, por exemplo, desde que garanta que a sua cor dominante ou tipo de tecido são os mesmos.
Utilizar itens decorativos com dimensões erradas
Uma moldura pequenina numa parede gigante ou uma imagem gigante numa parede minúscula podem não ser a melhor opção, para o Habitissimo.
Antes de aplicar qualquer coisa na parede, desenhe o contorno da pintura na parede com fita adesiva para ter uma noção do espaço que verdadeiramente ocupa.
Estime as coisas que tem em casa
Caso contrário, o que outrora foi uma peça de boa qualidade, rapidamente se torna em algo que até polui o ambiente visual, afirma o Habitissimo.
Planeamento é tudo
Seja para verificar as medidas das suas divisórias e depois adequar o mobiliário, seja para testar e verificar qual o estilo que melhor se adequa aos seus espaços.
Não imite
Por mais que tenha gostado de uma casa de um amigo ou de um apartamento que viu muito bem decorado na televisão, não o tente imitar a todo o custo.
Leia Também: Hall de entrada: Ideias decorativas para o cartão de visita da sua casa