O Roca Group, empresa especializada em soluções para a casa de banho, acaba de anunciar uma nova parceria com a Schneider Electric para definir a sua estratégia de descarbonização a nível global. A notícia é avançada pela Vida Imobiliária.
A estratégia vai incluir a redução do consumo energético e das emissões da produção da Roca, a geração de energia renovável, a compensação de emissões ou a digitalização dos processos da empresa para uma maior otimização do consumo de energia.
Note que esta operação está comprometida com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
Em comunicado a que a Vida Imobiliária teve acesso, a empresa explica que este acordo vai consistir em três fases. Na primeira, o Roca Group definirá, com o apoio da Schneider Electric, a sua visão sobre o processo de descarbonização, com base numa análise do ambiente da empresa e na definição de novos objetivos.
Durante a segunda fase, a Schneider Electric estudará as fábricas do Roca Group para estabelecer compromissos de redução do consumo energético e das emissões, de implementação de geração de energia sustentável nas fábricas e de compensação das emissões que não seja possível eliminar.
Por fim, durante a fase de implementação, irá ser avançado a digitalização dos processos e procederão à instalação de sensores nos centros de produção para monitorizar e otimizar o consumo de energia, com o objetivo de reduzir custos e emissões.
De recordar que o Roca Group já reduziu as emissões de CO2 em 8% em 2019 face ao ano anterior, valor que subiu para os 22% em 2020. O consumo de água nas fábricas reduziu-se em 24% no ano passado, e no âmbito do projeto Zero Waste o grupo reduziu em 28% a geração de resíduos, 71% dos quais já apresentam valor para outros processos de produção.
Leia Também: Roca lança soluções touchless: Impede o contacto com as mãos