Tem até às 17h do dia de amanhã, 25 de maio, para se inscrever no período de candidaturas de abril de 2021 do programa Porta 65 jovem, lê-se ver na página oficial do programa.
Se a candidatura for aprovada, o jovem tem direito ao apoio durante 12 meses, note-se. O apoio inicia-se após a saída do resultado do concurso e não tem efeitos retroativos. Até ao dia 8 de cada mês, é transferida uma percentagem do valor da renda para o NIB indicado na candidatura.
A candidatura é realizada no Portal da Habitação, acedendo à opção "Apresentar Candidatura" com o NIF (número de identificação fiscal) e a senha de acesso à Autoridade Tributária.
Para se candidatar, os candidatos do agregado jovem interessados devem aceder à plataforma com o seu NIF e respetiva senha e preencher, cada um, os seus dados pessoais.
Geralmente, o resultado das candidaturas de abril é divulgado em setembro. Sublinhe-se que o período de análise é de 60 dias após o fecho das candidaturas de abril. As listas de resultados das candidaturas são publicadas no portal, após o período de análise.
Note que existem quatro períodos de candidatura por ano, dois períodos consecutivos em abril, um período em setembro e um período em dezembro, no mínimo de 15 dias cada um. A candidatura é realizada via eletrónica, no Portal da Habitação, acedendo à opção "Apresentar Candidatura" com o NIF e a senha de acesso à Autoridade Tributária (AT).
Este programa estipula valores máximos para as rendas pagas pelos beneficiários. Por exemplo, em Lisboa o custo máximo cobrado para os apartamentos de tipologia T0 e T1 é de 575 euros. Já no norte do país, o montante não ultrapassa os 463 euros.
Recorde-se que o Programa Porta 65 - Jovem é um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens, isolado, constituídos em agregados ou em coabitação, regulado por um conjunto de diplomas legais, que tem como objetivo regular os incentivos aos jovens arrendatários.
Leia Também: Já se pode candidatar ao Porta 65 Jovem. Candidaturas terminam 25 de maio