As temperaturas quentes já se estão a fazer sentir e, por isso, o momento de ligar o ar condicionado está para breve. Nesse sentido, é importante verificar se o equipamento se encontra a funcionar corretamente.
Para Inmaculada Peiró, Directora Geral da Agremia, associação de empresas do sector das instalações e energia de Espanha, “este equipamento faz parte do sistema térmico do lar, pelo que a sua instalação, utilização e manutenção está sujeita a regulamentos de segurança e qualidade industrial".
É por isso que a sua instalação e manutenção deverá ser realizada por empresas qualificadas, refere o idealista. Ainda assim, há boas práticas que poderá fazer em casa:
- Verificar se as ligações elétricas do equipamento estão em bom estado.
Explica a Agremia que é recomendável verificar "se os cabos não estão em mau estado ou se o equipamento não está ligado a fontes de alimentação com outros aparelhos, isto porque podem não resistir à intensidade e criar curto-circuitos ou sobreaquecer.”;
- Verificar se os circuitos de refrigeração estão devidamente isolados.
"Um isolamento inadequado ou o gasto causado pelo uso durante os anos provocará uma perda de energia e, portanto, um maior consumo de eletricidade", argumenta Inmaculada Peiró, em declarações ao idealista.
- Ter em conta os regulamentos existentes, ou seja, o Regulamento de Instalações Térmicas em Edifícios,
Este regulamente estabelece que as unidades de ar condicionado ou bombas de calor com potência superior a 12 kW e inferior a 100 kW devem ser submetidas a manutenção preventiva de três em três anos ou nos intervalos indicados pelo fabricante no manual de utilização e manutenção do equipamento.
- Utilizar o equipamento de forma responsável, para que a conta de eletricidade não dispare devido ao consumo excessivo.
Neste sentido, o Institute for Energy Diversification and Saving (IDAE) recomenda que, no verão, a temperatura ambiente esteja entre os 24º e 25º. Já no inverno, a temperatura recomendada situa-se entre os 21º e 22º.
- Limpar regularmente os filtros de ar.
Note que a utilização contínua dos dispositivos poderá acumular partículas que acabam por entupir os filtros, prejudicando a eficiência do equipamento e reduzindo o fluxo de ar.
Como fazer a limpeza do ar condicionado?
Refere o idealista que, antes de mais, não deve esquecer de utilizar equipamentos de proteção individual para se proteger das bactérias e vírus que, eventualmente, possam estar no equipamento.
Limpe o exterior do aparelho com um produto de limpeza adequado. Este produto deve ser aplicado nas barras e na grelha com o auxílio de um pano de microfibras.
Depois, há que abrir o ar condicionado e retirar o filtro. Para desinfetá-lo, recomenda-se que use sempre um spray próprio para o ar condicionado com poder antivírus. Outra opção é também substituir os filtros.
Leia Também: Um em cada cinco portugueses reside num lar com ar condicionado