No Reino Unido, quem procura comprar a primeira casa terá a oportunidade de o fazer com um desconto de 30%. Esta medida faz parte de um novo esquema governamental com o objetivo de fazer com que mais pessoas tenham acesso ao mercado imobiliário do Reino Unido. A notícia é avançada pelo The Telegraph (acesso pago).
“Esta iniciativa será lançada esta sexta-feira e estará disponível para todos os residentes que desejam adquirir a sua primeira propriedade”, revela Robert Jenrick, o Secretário de Habitação. As primeiras habitações estarão à venda em Bolsover, na região de East Midlands, mas deverão ser anunciadas mais localizações, espalhadas por todo o país.
Estes imóveis destinados à habitação, vendidos pelo menos 30% abaixo do valor de mercado, fazem parte do esforço de Boris Johnson para lançar um stock de casas mais acessíveis e atingir a sua meta de construir um milhão de novas casas até 2024, saliente-se.
Sublinhe-se que ao abrigo deste regime, as autoridades locais receberão financiamento do Governo, que será depois utilizado para subsidiar os promotores na venda das casas com desconto. Outra medida que faz parte do regime de Boris, é a prioridade dada a trabalhadores como enfermeiras e professores.
Para garantir que estas propriedades permaneçam acessíveis, os compradores também serão obrigados a vendê-las a 30% abaixo do valor de mercado, caso se decidam a mudar de habitação mais tarde.
Salienta o The Telegraph que este é o esquema mais recente inserido nas medidas destinadas a reforçar o acesso a uma casa, incluindo um novo esquema de garantia hipotecária apoiada pelo governo, permitindo que os compradores da primeira casa garantam um empréstimo com apenas um depósito de 5%.
Ainda para ajudar a promover esta campanha, os ministros também lançaram a iniciativa “faça sua própria casa”, para direcionar os compradores ao esquema mais adequado.
Leia Também: Variante indiana no país? Microbiologista contesta valores do Reino Unido