A vida numa casa de pequenas dimensões pode ser um verdadeiro desafio e no caso de estar mal organizada, torna-se quase impossível, pois a falta de espaço exige criatividade e rigor por parte dos profissionais, tanto no planeamento como na execução dos seus interiores, peças de mobiliário e soluções de arrumação, mas também exige retidão e constância na organização por parte dos habitantes, note-se. Assim, quer saber como rentabilizar um espaço de menos de 40 m2 como habitação? A homify explica-lhe com a ajuda de especialistas, em especial, os profissionais da CONGRAU ENGENHARIA, empresa no mercado da engenharia e da construção civil.
A mobília
No âmbito dos móveis para casas pequenas, estes profissionais sugerem os sofás-camas, os móveis extensíveis, as camas em beliche, armários funcionais feitos à medida, a instalação de espelhos e muitas prateleiras.
Na verdade, "tudo que permita uma utilização para duas ou mais funções, na mesma peça de mobiliário, e um uso mais confortável da área disponível", saliente-se.
Os espaços abertos
"Esqueça as paredes e as divisões", revela a empresa de construção civil. À parte da privacidade das paredes da casa de banho, os profissionais dizem para se apostar em espaços abertos e multifuncionais.
Note que estas delimitações podem ser conseguidas com móveis, tapetes, pavimentos diferenciados, cores de paredes diferentes ou com biombos vazados e ripados estreitos, que não cortam a amplitude visual.
A organização
Revela a homify, de acordo com os profissionais da CONGRAU, que o espaço de arrumação deverá ser maximizado de forma a aproveitar todos os cantos da casa. Para isso, siga uma via mais minimalista e livre-se de peças em excesso ou que já não utilize, seja roupa, acessórios ou decorações. "Venda, doe e deite fora tudo o que não utilizar com regularidade", salientam.
O vão das escadas
Esta dica é particularmente importante para lofts e estúdios, faz notar a homify. Dependendo da sua dimensão, o vão das escadas poderá ser valioso e aproveitado para várias finalidades: Poderão ser armários ou um nicho do móvel de TV; poderão tornar-se numa pequena cozinha kitchenette ou numa casa de banho; e, até mesmo, poderão vir a ser a sua área de escritório em casa.
As cores claras
O branco será sempre a opção mais imediata, sublinham os especialistas. Já é sabido que o branco é um tom que amplia visualmente os espaços, dando uma sensação de mais área, mesmo em compartimentos mais pequenos. Mas "não precisa de se limitar ao branco", sustentam os especialistas. Off-White, Creme, Mooca e outros tons subtis são ótimas referências para obter o mesmo efeito, refere a homify.
E para dar mais efeito visual, a equipa da CONGRAU ENGENHARIA recomenda ainda a criação de uma parede de destaque, com tijolo à mostra ou em papel de parede, por exemplo.
Leia Também: Eis os cinco essenciais para receber (bem) o verão em sua casa