Conferência: O Facility Management no alcance da neutralidade carbónica
Vai-se realizar hoje mais uma conferência das Jornadas de Facility Management, organizadas pela Associação Portuguesa de Facility Management, em parceria com a Vida Imobiliária. O objetivo é divulgar a importância do Facility Management no atingimento das metas da Neutralidade Carbónica até 2050.
© Reuters
Casa Carbono
Esta terça-feira, dia 29 de junho, vai-se realizar mais uma conferência das Jornadas de Facility Management, organizadas pela Associação Portuguesa de Facility Management (APFM), em parceria com a Vida Imobiliária (VI). A discussão acontece numa altura em que os edifícios são responsáveis por 40% do consumo de energia e de 36% das emissões de CO2 na União Europeia, faz notar a VI.
De acordo com a APFM, o Facility Management tem um papel incontornável no atingimento das metas da Neutralidade Carbónica até 2050, promovendo uma operação mais eficiente e liderando a conversão dos edifícios atuais bem como aconselhando na construção de parque edificado novo.
"Do nosso dia-a-dia já fazem parte muitas diretivas e legislação que tem vindo a ser publicada desde 1990, mas o adiar de muitas das metas nos últimos anos leva-nos a encarar este novo horizonte para 2050 como uma possível última oportunidade para se fazer o que é inadiável", refere a APFM.
Assim, para a Associação Portuguesa de Facility Management, é importante que as direções de Facility Management planeiem a estratégia e a operação dos seus parques edificados com o intuito de prepararem as suas organizações para o cumprimento da lei de forma a evidenciar, junto dos seus stakeholders e da sociedade, que são responsáveis para com o nosso planeta. "Do comportamento humano à tecnologia, todos os componentes têm de ser afinados para que consigamos atingir estas metas", sustenta a associação.
No painel 'Transição para modelos de Mobilidade Verde' irão participar Alexis Pinheiro, Workplace Solutions Manager, Nestlé; Claudio Miguel Almeida, Gabinete Segurança e Gestão Emergência, Banco Montepio Geral; e Rita Jorge – AFS Specialist – SIEMENS Portugal.
Já no segundo painel, 'Impacto das certificações na experiência de utilização e na gestão dos espaços', confirmam presença Bruno Miguel Jorge, Facilities Management & Maintenance, BPI; Adrià Casas, Solutions Architect, Schneider Electric; Caetano de Bragança, Head of Sustainability & Workplace Strategy, JLL; e Carina Fiche, Head of Facility Management, Lidl Portugal, revela a coorganizadora do evento.
Leia Também: Floresta pode ser "enorme oportunidade" para o país