Estas cozinhas não moram dentro de casa. Saiba como ter uma

Grande parte da população não reúne as condições necessárias para ter uma cozinha numa zona exterior da casa, contudo, existem algumas estratégias para concretizar algo aproximado. Ora veja.

Notícia

© decorfacil

Notícias ao Minuto
29/06/2021 15:55 ‧ 29/06/2021 por Notícias ao Minuto

Casa

Cozinha

As cozinhas em geral e zonas de refeição em particular, são locais sobejamente apreciados. De acordo com a Revista Urbana, estão habitualmente associadas a longas horas de convívio entre família e amigos. Por isso, devem ser pensadas com algum detalhe.

Ter uma cozinha numa zona exterior da casa, possibilitando o usufruto de um terraço, jardim ou piscina, é também um privilégio. Mas grande parte da população não reúne as condições desejadas de habitação para um projeto destes. Contudo, não desespere pois existem algumas estratégias para concretizar algo aproximado. "Nem que seja na varanda", afirma a revista especializada em arquitetura e design de interiores.

Com condições mais ou menos completas, mais ou menos dispendiosas e mais ou menos confortáveis, o importante para fazer nascer uma cozinha num local inesperado é garantir:

  • Um ponto de água;
  • Espaço para arrumação;
  • Equipamento auxiliar;
  • Uma placa ou grelha para cozinhar;
  • Áreas de lavagem e de preparação.

Da tecnologia de ponta às soluções mais simples, as cozinhas podem ser construídas de acordo com as necessidades de quem as utiliza, faz notar a Urbana. É conveniente que a funcionalidade se sobreponha ou caminhe ao lado da estética pois esta nunca deve ser totalmente esquecida.

Para a revista de design, integrar este universo com o ambiente em seu redor é, também, importante para que surja como um espaço orgânico, fluído e onde apeteça estar. Assim, deverá apostar em linhas mais direitas, boémias ou tropicais, de forma a que a atmosfera envolvente deva ser a mesma. Mas cabe-lhe sempre a si selecionar aquele de que mais gosta.

Uma das principais dicas para este tipo de cozinhas é também optar por mobiliário adequado a esta divisão, sustenta a Urban Obras, de forma a otimizar todo o espaço e atribuir soluções de arrumação essenciais para divisões mais pequenas.

Já de acordo com o Habitissimo, é muito importante dar mais valor à funcionalidade do que à estética. Nesse sentido, informe-se sempre sobre a durabilidade e resistência dos materiais escolhidos, assim como das suas exigências de manutenção e limpeza.

Leia Também: Cozinha open space: Eis as vantagens e desvantagens de ter uma em casa

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas