Saiba como se livrar de uma vez por todas dos insetos em casa
Com a chegada dos meses mais quentes do ano, este problema agrava-se. Mas como evitá-lo? Conheça algumas dicas valiosas e simples de colocar em prática, com a ajuda do Ekonomista.
© Polinseto
Casa Insetos
Todos queremos evitar os insetos em casa, mas nem sempre sabemos como fazê-lo. E agora com a chegada do verão, este problema agrava-se durante os meses mais quentes do ano. De acordo com o Ekonomista, é preciso manter o espaço limpo e higienizado com frequência e ter em atenção alguns fatores que os atraem. Mas como?
Dos mosquitos às moscas, sem esquecer as formigas, saiba o que fazer para evitar os insetos em casa e livre-se desta praga.
Evite as águas estagnadas
As águas paradas e acumuladas são favoráveis à proliferação de mosquitos. Assim, o Ekonomista aconselha a que reveja os pratos dos seus vasos, por exemplo. Se já vir insetos a sobrevoar, descarte essa água, pois é sinal de que já está a atrair mosquitos e outros insetos indesejados.
Isole os alimentos
Como assim? Tenha sempre os alimentos conservados em recipientes bem fechados, de forma ao seu cheiro não atrair insetos, sustenta o Ekonomista.
Durante o verão, se possível, guarde-os no frigorífico e esteja atento à fruta madura, pois também pode ser uma fonte de proliferação de mosquitos ou moscas.
Feche bem o lixo
Tenha sempre o lixo bem isolado, num saco fechado ou num caixote tapado. Também tenha atenção para não acumular demasiados resíduos em casa e vá deitando nos contentores com regularidade, especialmente se no lixo houver restos de comida.
Limpe bem os seus eletrodomésticos
Não deixe restos de comida nos eletrodomésticos, como resquícios de sopa na varinha mágica ou migalhas na torradeira. Tome nota que a comida é sempre um fator de atração dos insetos, por isso há que evitá-lo ao máximo.
Não deixe loiça suja na pia
Se não lhe apetecer lavar a loiça, retire pelo menos os restos de alimentos e passe por água ou deixe, até, de molho. Esta é a melhor maneira de não atrair insetos, alerta o Ekonomista.
Lave a pia depois de lavar a loiça
Se deixar restos de alimentos na pia, vai continuar a atrair insetos. Por isso, após a lavagem da loiça, perca mais uns minutos a deixar a pia também em ordem, evitando, assim, problemas maiores.
Mantenha os azulejos bem vedados
Esta recomendação aplica-se, sobretudo, para evitar a visita indesejada de formigas que adoram percorrer as fendas dos azulejos, faz notar o Ekonomista.
Feche a casa ao anoitecer
Areje a casa durante o dia, mas ao cair da noite comece a fechar as persianas e as janelas, de modo a evitar a entrada de insetos. Os mosquitos são atraídos pela luz. Sobretudo durante o verão, evite ao máximo ter muitas luzes acesas.
Prefira um sistema sensorial para a iluminação externa
Se tem um espaço exterior e acende a iluminação quando o sol se põe, saiba que esse é um fator que atrai os insetos para sua casa.
Assim, o Ekonomista sugere que opte por um sistema sensorial que acende a luz com o movimento em detrimento de manter as luzes acesas toda a noite. Para além de não atrair insetos, também vai poupar fatura da luz.
Pesticidas naturais
Se, mesmo assim, o problema persistir, deve aplicar alguns dos pesticidas naturais sugeridos pelo Ekonomista:
- Vinagre branco para canalizações: Despeje 2 a 4 chávenas de vinagre branco destilado pelo esgoto, incluindo a máquina de lavar loiça, banheira, sanita e pias;
- Detergente líquido para piscinas: Coloque várias colheres de detergente líquido na piscina. Desligue a bomba e, quando os insetos já se encontrarem à superfície, recolha-os com uma rede. Ligue depois a bomba;
- Bicarbonato de sódio para pulverizar: Misture uma metade de açúcar em pó para uma metade de bicarbonato de sódio e pulverize na área infestada. Remova depois os insetos, aspirando toda a zona pulverizada.
Lave as taças de comida do seu animal de estimação
Para não chamar insetos para sua casa, evite deixar as taças de comida do seu animal com restos de alimentos. O ideal é colocar a comida nas horas das refeições e depois lavar de imediato.
Leia Também: Já é permitido consumir (e vender) insetos em Portugal