A cozinha ocupa cada vez mais um lugar importante no seio das famílias, podendo mesmo ser considerada, em muitos casos, o coração da casa. E com isso vem a necessidade de decorá-la de acordo a sua harmonia de acordo com cada um. Por isso, todos os anos surgem novas tendências de decoração. Assim, já está a par das últimas tendências na decoração de cozinhas? Pergunta o Habitissimo. Ora veja.
Cozinha tropical
Possivelmente, nunca nos preocupamos tanto em ser tão saudáveis. Talvez por isso que o tom verde seja tendência de decoração das cozinhas este ano, faz notar o Habitissimo. Seja nas paredes, nos armários, nos utensílios, esta cor, sobretudo em tons escuros, é cada vez mais tendência.
Para conseguir uma decoração tropical, dê destaque ao verde e combine-o com tons de amarelo e rosa. Padrões de folhas de árvore e frutas são também boa opção. Já no que toca aos materiais, dê destaque à madeira e privilegie a luz natural. Não se esqueça também de ter plantas.
Cozinha industrial
Este é o estilo mais fácil de recriar, afirma a plataforma especialista em design de interiores. A decoração industrial prima por deixar tudo à vista, note-se, até porque neste tipo de decoração, as portas dos armários desaparecem e o conteúdo das prateleiras fica à vista de todos. Igualmente à vista, devem estar os canos, assim como os fios das lâmpadas.
Aqui, também a madeira ganha destaque. Mas, neste caso, deverá ser combinada com inox. Já no que toca às cores, há uma preferência pelo branco e preto.
Cozinha vintage
A verdade é que o estilo vintage parece ter vindo para ficar, sendo também uma opção mais sustentável de decoração, afirma o Habitissimo. Afinal, numa cozinha vintage nada se perde e tudo se transforma.
Assim, o truque é escolher os itens certos, combinando-os com os utensílios e eletrodomésticos mais atuais. Os puxadores metálicos, uso de estampados, flores e uso de velas em latas também resultam neste tipo de decoração.
Cozinha 'shabby chic'
O mais importante é não confundir desgaste com desleixo, refere o Habitissimo. Note que na decoração 'shabby chic' é essencial misturar peças mais clássicas, mas também sofisticadas.
De inspiração francesa, as cores do 'shabby chic' variam entre o branco e a combinação de cores pastéis que depois se misturam com peças e materiais mais rústicas. No caso da cozinha, tal é evidenciado na mesa das refeições ou os armários, por exemplo.
Acessórios como espelhos, quadros e flores não poderão faltar. O objetivo é criar uma atmosfera relaxante, mas sobretudo acolhedora, sustenta a plataforma.
Cozinha escandinava
Também conhecidas por cozinhas nórdicas, este tipo de decoração continua a marcar pontos. Para conseguir um aspeto de cozinha escandinava, só tem de conseguir conciliar a madeira, com cor branca e muita luz. Há quem ainda aposte em tons claros, como verde ou azul, contudo a regra é mesmo optar por uma paleta monocromática.
Igualmente importante é a funcionalidade, a arrumação e ter uma cozinha eficiente. Por isso, é comum ver as bancadas sempre limpas e vazias. Outra característica importante são as linhas retas, tanto nos móveis como nas bancadas da cozinha, que quase sempre em madeira.
Leia Também: Estas cozinhas não moram dentro de casa. Saiba como ter uma