Estão dois projetos do gabinete português de arquitetura Ventura + Partners entre os 292 finalistas do World Architecture Festival (WAF) de 2021. De acordo com o comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o edifício residencial Essenza e o projeto de ampliação do Serviço de Medicina Intensiva (SMI) do Hospital Pedro Hispano foram selecionados nas categorias de Habitação e Saúde, do mais conceituado concurso de arquitetura.
Segundo a mesma nota, se, por um lado, o Essenza se afirma como um empreendimento de luxo, tanto a nível tecnológico como de acabamentos, por outro, o novo SMI do Pedro Hispano destaca-se pela funcional e rápida resposta que permitiu dar no combate à pandemia Covid-19.
As duas obras do atelier liderado por Manuel Ventura têm sido destacadas nacional e internacionalmente, constando na seleção oficial de competições como os German Design Awards, a London International Creative Competition, os Architect of The Year Awards ou os Prémios Lusófonos de Arquitetura e Design de Interiores, lê-se no documento.
O WAF selecionou 292 projetos finalistas, de arquitetos e designers de 47 países. Entre eles estão os gabinetes de arquitetura BIG (Bjarke Ingels Group), Foster & Partners, SOM (Skidmore, Owings & Merrill), Zaha Hadid Architects, entre outros.
Faz ainda notar o mesmo comunicado que este ano, o WAF tem lugar em Lisboa, entre os dias 1 e 3 de dezembro. O festival inclui apresentações, exposições, palestras e o anúncio dos vencedores. Também comunicações da Ventura + Partners terão lugar no cronograma, com a apresentação dos projetos finalistas ao painel de jurados do evento.
Leia Também: Arquitetura enfrenta um momento difícil ao se tornar num luxo caro