Por que deve aplicar o Feng Shui na cozinha?
Se também sente que precisa de modificar um pouco a sua cozinha para que lhe dê um ânimo a preparar as suas refeições, vai gostar de saber de que forma pode aplicar as técnicas de Feng Shui. Ora veja.
© Shutterstock
Casa Feng Shui
De facto, existem muitas tradições chinesas baseadas na cozinha e principalmente no fogão, sendo que estes são elementos muito importantes no Feng Shui. Isto porque, a cozinha é um símbolo da maneira como cuidamos de nós próprios e de como tratamos dos nossos recursos, como o dinheiro e a comida.
De acordo com o Feng Shui, a cozinha representa a nossa saúde e bem-estar e, por isso, deve ser um local da casa que devemos cuidar, revela o Ekonomista.
Já pensou que o fogão é um elemento que tem a força necessária para elevar a sua vontade de cozinhar?. É precisamente por este tipo de coisas que o Feng Shui na cozinha ajuda a equilibrar a energia de sua casa e de todos o que se encontram no ambiente, faz notar a plataforma. Ora veja.
Mantenha a cozinha iluminada e ventilada
Fazer as refeições com vista para o sol, preferencialmente o mais exposto à luz natural pode modificar a forma como leva o resto do seu dia.
Caso a sua cozinha não tenha muita exposição solar, opte por manter uma boa iluminação com o recurso a lâmpadas de cor amarela, para criar um ambiente o mais confortável possível.
Organize e limpe com regularidade
No fundo, o importante é conseguir observar tudo aquilo que poderá ser reutilizado e transformado em algo útil, economizando e sendo mais amigo do ambiente, revela o Ekonomista
Outro aspeto também importante, é o facto de organizar todas as suas panelas, talheres, copos e utensílios de forma limpa.
Esteja atento à forma como o seu fogão de posiciona
No Feng Shui, o melhor local para o fogão estar colocado é de forma que a pessoa que esteja a cozinhar consiga ter uma visão direta e clara da porta. Contudo, este não deve estar na direção da porta porque impede a passagem de energia direta de alguma forma.
Cores a ter em consideração
O branco é considerado uma excelente cor devido à sensação de limpeza que transmite. Na verdade, é uma ótima cor também porque é capaz de refletir a luz e criar um ambiente mais amplo.
Caso não queira ter um espaço todo branco, o tom bege é também uma opção no Feng Shui na cozinha, pois traz harmonia e estabilidade à sua família. Contudo, tanto o branco como o bege podem ser misturados com outros tons:
- Amarelo é uma cor que promove a socialização;
- Verde estimula uma boa digestão;
- Vermelho e o laranja estimulam o apetite;
- Azul é uma cor utilizada para reduzir a fome.
Utilizar frascos transparentes
O facto de vermos cada vez mais frascos transparentes com sementes, massas ou arroz nas cozinhas portuguesas, não é por acaso. Está diretamente relacionado com a filosofia Feng Shui, salienta o Ekonomista.
Colocar determinados alimentos em frascos transparentes irá criar um efeito de fartura, ou seja, inconscientemente vai-nos transmitir uma mensagem de prosperidade e abundância.
Use e abuse de plantas, flores e frutas
É muito importante que a sua cozinha tenha plantas e flores naturais. Este tipo de elementos naturais trazem cor e alegria ao espaço. Além disso, são ótimas para absorverem as energias negativas.
O mesmo vale para a fruteira, porque promove a prosperidade, oferece um fluxo saudável de energia e simboliza a vida.
Leia Também: Feng Shui: Porque deve ter uma boa cabeceira na cama?