Nasceu o grupo ACAN – Architects Climate Action Network em Portugal, uma comunidade de indivíduos unidos pelo interesse no mundo da arquitetura e construção, empenhados em tomar medidas que deem resposta às crises climáticas e ecológicas. A sua missão é mudar o modo de construção e, por isso, estão a organizar um inquérito sobre o atual estado deste setor no país. A informação é adiantada pela plataforma Espaço de Arquitetura.
"O grupo de economia circular está a trabalhar para que a indústria da construção em Portugal altere radicalmente o seu paradigma atual e adote princípios de reutilização e aproveitamento", começa por revelar o grupo ACAN.
Nesse sentido, o objetivo do grupo é "potenciar o design regenerativo em todas as suas fases e escalas de modo a inverter o atual impacto negativo da construção tornando-o, pelo contrário, positivo", sustenta.
Fazem parte de uma rede internacional com origem no Reino Unido em 2019, e a sua missão é alterar como é feita a construção através do poder de ação coletiva. Desta forma, pretendem mobilizar um movimento de profissionais ligados à indústria ou que tenham interesse, faz notar a plataforma.
Assim, estão a recolher dados sobre o atual estado da construção em Portugal, mais concretamente no tema da Economia Circular. Deste modo, convidam a participação e divulgação do inquérito para fazerem um levantamento do conhecimento geral, de modo a usar os recursos e campanhas de forma mais eficiente e incisiva.
Saliente-se que o inquérito é aberto a todos (arquitetos e não só) e estará disponível até dia 31 de Agosto. As conclusões serão partilhadas nas plataformas digitais da ACAN assim que reunir e analisar os dados facultados.
Leia Também: Construção e imobiliário entre os melhores desempenhos laborais em 2020