Eis a chegada do verão e com ele, as tão merecidas semanas de descanso e convívio com a família e amigos. Neste mês de agosto, são muitas as famílias que viajam para fora do país ou para outra zona de Portugal, deixando para trás a sua casa própria de permanência. Por isso, é importante preparar todos os eletrodomésticos, principalmente o frigorífico, para as semanas de ausência de forma a evitar surpresas desagradáveis no regresso, segundo informa a Hisense, em comunicado enviado às redações.
Nesse sentido, a empresa especialista em tecnologia de consumo, partilha quatro práticas simples e fáceis para cuidar do seu frigoríficos durante estas férias. Tome nota.
Desligue o frigorífico
Durante a sua ausência, a Hiresen recomenda desligar o frigorífico dado ao facto de que este não vai ser utilizado por um longo período de tempo. Isto porque o consumo de energia elétrica do frigorífico representa mais de 30% do consumo total de todos os eletrodomésticos de uma casa. Um fator a ter em consideração já que o custo da eletricidade apresenta máximos históricos, atualmente.
Segundo um estudo da Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU) Espanhola, o custo de ter um frigorífico a funcionar durante um mês pode ser aproximadamente entre 3,5 e 7 euros, dependendo do tamanho, lê-se no documento.
Limpe o frigorífico antes de ir de férias
Além de ter de tirar todos os alimentos de dentro do frigorífico de forma a evitar que se degradem, note-se, é ainda necessário limpar todo o seu interior e deixar as portas abertas para que não se produzam maus odores.
Ative a função 'Férias'
Esta é uma função que possibilita alterar a temperatura automaticamente para 15.º para minimizar o consumo. Uma função ainda desconhecida, mas já incorporada em alguns dos produtos da Hisense.
Trata-se em certa forma de um modo de descanso e serve para evitar que o frigorífico desperdice energia em momentos em que não é utilizado com regularidade, traduzindo-se assim num maior controlo da fatura de eletricidade.
Tirar partido do congelador
Outro dos conselhos partilhados pela Hisense passa por dar mais atenção ao congelador. Isto porque as baixas temperaturas permitem conservar alguma comida com total normalidade, sublinha a empresa em comunicado.
Desta forma, quando regressar de férias, apesar de ter o frigorífico vazio, o congelador será a sua salvação para não ter de ir a correr às compras.
Leia Também: Eis os erros mais comuns ao guardar alimentos no frigorífico. Evite-os