A verdade é que os detergentes convencionais contém substâncias tóxicas que acabam por contaminar os esgotos e consequentemente a água dos oceanos. Por isso, há quem opte por fazer os seus próprios detergentes. De acordo com o portal Imovirtual, esta opção é mais sustentável e ajuda a aliviar as contar no final do mês. Mas como fazer o seu próprio detergente? Fique a par de algumas sugestões que poderão ajudá-lo a manter a casa limpa e perfumada. Tudo o que precisa é vinagre de limpeza, água destilada, bicarbonato de sódio, óleos essenciais, como o limão ou a lavanda, e sabão de castela.
Detergente para vários usos
Num pulverizador, misture 500 ml de água e de vinagre, raspas de limão e folhas de alecrim. Resta-lhe agitar e deixar assentar o produto durante pelo menos uma semana, antes da primeira utilização, revela o portal. Atenção com esta solução pois não deverá ser utilizada em superfícies de mármore, granito e pedra.
Limpa vidros
Basta juntar 500 ml de água destilada, 250 ml de vinagre, 60 ml de álcool e duas a três gotas de óleo essencial de limão num pulverizador e está pronto a usar. Note que não deve limpar os seus vidros com esta solução num dia de calor, informa o Imovirtual. Isto porque a solução irá secar demasiado rápido e manchar as janelas.
Ambientador
Para perfumar a casa, há uma solução muito simples que poderá adotar. Ponha água num pulverizador, junte dez a 15 gotas de óleo essencial à escolha e já está. Note que há cheiros muito agradáveis no mercado para pulverizar a sua habitação e deixar a frescura no ar, tais como a lavanda, menta, toranja, bergamota e limão.
Detergente para a loiça
Para lavar a loiça, a solução é ainda mais simples. Basta que junte 500 ml de sabão de castela líquido a 250 ml de água e já tem um detergente mais amigo do ambiente para lavar os tachos e as panelas lá de casa.
Tira gorduras
Num pulverizador, misture 250 ml de vinagre de limpeza, duas a três gotas de sabão castela líquido, dez a 15 gotas de óleo essencial à escolha e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Depois é só usar.
Contudo, esta solução pode não ser 100% eficaz em locais com gordura muito concentrada. Para isso, faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água quente, aplique sobre o local e deixe secar. Depois, remova com um pano húmido.
Lava tudo
Junte vinagre de limpeza, sabão castela líquido e dez a 15 gotas de óleo essencial à escolha diretamente no balde ou num recipiente para o efeito. Depois é só misturar água e está pronto para deixar o chão de sua casa limpo e cheiroso.
Leia Também: Microplásticos. Governo aprova restrições para detergentes e cosméticos