O valor a que a banca está a avaliar os imóveis para efeitos de concessão de crédito tem atingido novos recordes todos os meses, desde 2015. De acordo com os dados do estudo mensal de maio, Market Insights, da consultora imobiliária Imovendo, enviado em comunicado ao Notícias ao Minuto, desde setembro de 2015, que o valor a que a banca avalia os imóveis para efeitos de concessão de crédito tem evidenciado um forte sinal expansionista, tendo mesmo registado, em março, o valor mais elevado de sempre, tanto para Apartamentos, como para Moradias. Mas de que modo é realizada a avaliação de imóveis?
Segundo explica o ComparaJá.pt, a avaliação de imóveis permite que a instituição financeira saiba quanto vale a habitação e tomar uma decisão sobre a concessão de um crédito à habitação para si.
Segundo a plataforma especialista em finanças pessoais, para ter uma noção mais concreta sobre o custo real do empréstimo, deverá olhar para o montante total imputado ao consumidor (MTIC), pois reflete todos os encargos associados ao financiamento, incluindo a comissão de avaliação de imóveis.
Quem faz a avaliação de imóveis?
Segundo o ComparaJá.pt, este processo deverá ser realizado por uma entidade especializada. Assim, os próprios bancos cobram uma comissão de avaliação de imóveis para concretizar esse processo, para tomar uma decisão sobre a concessão de um crédito da casa.
Quando se faz a avaliação de imóveis?
Note que a avaliação de imóveis é feita em duas situações distintas. Em primeiro lugar, é realizada aquando da constituição de um crédito à habitação. E em segundo lugar, também é necessário que exista uma avaliação de imóveis quando se procede à transferência de crédito à habitação.
Sublinhe-se que sempre que um indivíduo pretende comprar uma casa, deve pagar a avaliação desse mesmo imóvel.
Que fatores influenciam a avaliação de imóveis?
Para determinar o valor da casa, a avaliação de imóveis tem alguns fatores em conta, de acordo com o ComparaJá.pt:
- A localização da casa, incluindo o piso, a vista que é possível ter a partir da habitação, a orientação solar e ainda as acessibilidades;
- A qualidade da construção do imóvel;
- A data de construção;
- O estado de conservação;
- O terreno onde está inserida;
- A tipologia e a disposição da habitação;
- Os acabamentos e equipamentos disponíveis;
- As facilidades da habitação;
- A procura e a oferta atual.
Como é que se calcula o valor da avaliação?
Após serem consideradas as várias características do imóvel, aplica-se a seguinte fórmula:
Fórmula: Valor por metro quadrado por zona X Área de construção da habitação
Como pedir uma segunda avaliação?
Caso não concorde com a avaliação atribuída ao imóvel, deverá falar com o banco, informa a plataforma. Para tal, deverá solicitar o acesso ao relatório do perito e verificar em que domínios surgem as disparidades entre o valor efetivo da avaliação e o valor que considera ajustado.
Leia Também: Indicadores de produção da construção mantêm evolução global positiva