O 'home staging' surge dos EUA e consiste na preparação de imóveis, utilizando técnicas de arquitetura combinadas com marketing. O propósito é destacar o imóvel como se de um hotel se tratasse, de maneira a convidar o comprador a mudar de morada no momento em que a visita. Como? Realçando e otimizando o ambiente, utilizando mobília ou, até mesmo, elementos cenográficos. E o Grupo Solução da RE/MAX já postou na formação deste método, pois considera ser o caminho para o sucesso.
De acordo com o grupo imobiliário, o 'home staging' pode tornar uma casa mais apelativa, permitindo aumentar o valor de venda. Assim, fique a conhecer par de cinco dicas de 'home staging' para consultores imobiliários. Note que estas técnicas podem ser aplicadas em todo o tipo de imóveis e não só em imóveis de habitação.
Cada divisão é única
Em primeiro lugar é preciso anotar de que cada divisão da casa tem uma função própria e nem todas têm a mesma importância. Consequentemente, os potenciais compradores vão estar mais atentos às divisões que preferem. E para saber quais são, basta que pense onde passa mais tempo dentro de casa.
Por norma, costumam ser a sala de estar, o quarto e a cozinha. Assim, foque a sua energia nestes espaços para torná-los o mais atrativos possível, refere o grupo imobiliário.
A iluminação também é a chave
Saliente-se que a luz pode transformar uma divisão, tanto pela positiva como pela negativam. Enquanto que um espaço bem iluminado é acolhedor, a falta de luz pode dar-lhe um ar frio. Assim sendo, tire o máximo partido da luz em cada espaço da casa, pois acabam por ter um peso na decisão do potencial comprador.
'Destralhar' e arrumar
Liberte e crie espaço e livre-se do desnecessário. Isto vai fazer com que o espaço de circulação aumente e a própria divisão pareça maior, faz notar o grupo imobiliário.
Depois, resta-lhe arrumar e organizar o espaço, pois uma casa arrumada dá um aspeto cuidado e é mais atrativa, nas palavras do Grupo Solução.
Jogue pelo seguro e opte por tons neutros
Para o Grupo Imobiliário, é vital retirar do imóvel alguns dos aspetos que marcam a personalidade dos atuais proprietários. Uma casa com personalidade é importante, mas deixar a tela em branco vai permitir, a quem a vê, completá-la com os seus próprios gostos.
Também as cores são um elemento a considerar. Opte por trocar tons fortes por tons neutros que poderá ajudar a criar um conforto visual.
O exterior? Também conta
Quando se está no processo de vender um imóvel, há tendência para nos focarmos somente no interior. Porém, uma casa não é só o seu interior e a parte de fora também conta.
Leia Também: Aposta no home staging faz subir a reabilitação de imóveis em Portugal