Precisa de aumentar o sinal de Wi-Fi em casa? Esta rede ajuda-o

A rede mesh promete garantir que a Internet chegue a todas as divisões da sua casa. Contrariamente ao Wi-Fi tradicional, esta rede é composta por mais dois aparelhos, além do router. Ainda assim, é importante não confundir a tecnologia mesh com um repetidor ou extensor Wi-Fi. Ora veja.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
29/08/2021 10:00 ‧ 29/08/2021 por Notícias ao Minuto

Casa

Wi-Fi

Tal como o Wi-Fi tradicional, também a rede mesh é conectada a um router para distribuir Internet por toda a casa. A grande diferença entre estas duas tecnologias é que, enquanto o Wi-Fi apenas distribui a Internet a partir de um só aparelho, a rede mesh é composta por mais dois aparelhos, além do router, segundo informa o ComparaJá.pt. Estes são instalados em outros pontos da casa, proporcionando assim que a conexão à rede se expanda por todas as divisões.

Ainda assim, é importante não confundir a tecnologia mesh com um repetidor ou extensor Wi-Fi.

Segundo a plataforma, um repetidor Wi-Fi é utilizado para aumentar o sinal da rede de Internet produzida pelo router, de forma a que abranja mais pontos da casa. Por sua vez, o objetivo da rede mesh é o mesmo, no entanto, a tecnologia utilizada difere.

"Esta rede é capaz até de cobrir uma cidade inteira e a explicação está no facto de os aparelhos funcionarem como routers", faz notar o ComparaJá.pt. Isto significa que além de captarem e amplificarem o sinal do router principal também distribuem o sinal Wi-Fi sem perder a potência.

Quais as vantagens da rede mesh?

A principal vantagem da rede mesh é a dimensão de cobertura de Internet que esta permite. Esta tecnologia proporciona mais estabilidade de conexão e permite uma boa velocidade em todos os equipamentos conectados, permitindo ter até 100 dispositivos ligados à mesma rede.

Outra vantagem é que esta rede distingue-se dos demais routers por utilizar a tecnologia beamforming. Ou seja, contrariamente aos routers comuns, a tecnologia mesh permite que o sinal seja transmitido na direção onde haja mais dispositivos conectados. Deste modo, a distribuição de rede é feita consoante a necessidade do usuário.

Quanto custa adquirir esta tecnologia?

A grande desvantagem desta tecnologia pode residir no seu preço, dependendo do tipo de equipamento que escolher para a sua casa, salienta a plataforma.

Em Portugal, a Google foi a primeira empresa a disponibilizar este tipo de equipamento. De acordo com o ComparaJá.pt, pode adquirir o Router Google Wi-Fi Home Mesh avulso por 139,99 euros ou pelo preço de 359,99 euros, caso opte pelo pacote com três equipamentos.

Leia Também: Má conexão de Wi-Fi? Siga os conselhos da Selectra

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas