Termina amanhã, dia 31 de agosto, o prazo de candidaturas para os fornecedores que tencionam colaborar com o programa 'Vale Eficiência'. De acordo com o Ministério do Ambiente, acaba amanhã o prazo de candidaturas que se destina às empresas com capacidade técnica e que admitem "serem capazes de fornecer janelas eficientes" às "famílias de baixo rendimento", para tornar as casas mais eficientes, e só depois "começa então a atribuição dos vales às famílias."
Este programa, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência, tem assim uma abertura a dois tempos. Segundo explica o Ministério do Ambiente ao Casa ao Minuto, o primeiro destina-se aos fornecedores que devem inscrever-se na plataforma do Fundo Ambiental. Já o segundo, que tem o seu inicio previsto para o final de agosto, refere-se às candidaturas das famílias.
Recorde-se que foi através do Fundo Ambiental que o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou, no dia 6 de agosto, o programa 'Vale Eficiência', que visa financiar na totalidade as obras de 100 mil famílias contra a pobreza energética.
Está previsto que sejam entregues os primeiros 20 mil 'Vales Eficiência' ainda este ano, totalizando 100 mil até 2025, no valor de 1.300 euros cada, acrescidos de IVA. De acordo com o Ministério do Ambiente, a dotação global chega a um máximo de 162 milhões de euros.
Leia Também: 'Vale Eficiência' arranca hoje e irá financiar obras de 100 mil famílias