A partir desta terça-feira, dia 31 de agosto, estarão abertas as candidaturas para o programa 'Vale Eficiência' do Fundo Ambiental. Trata-se de um programa lançado pelo Ministério do Ambiente, no início do mês de agosto, que vai financiar na totalidade as obras de 100 mil famílias contra a pobreza energética.
De acordo com o Governo, o programa 'Vale Eficiência' enquadra-se num conjunto de medidas que visam também reforçar a renovação dos edifícios, a nível nacional, possibilitando o aumento do desempenho energético e ambiental dos mesmos, contribuindo para a redução da fatura energética e da pegada ecológica.
Assim, ao abrigo deste programa pretende-se entregar 100 mil 'vales eficiência' a famílias economicamente vulneráveis até 2025, no valor de 1.300 euros cada, para que possam investir na melhoria do conforto térmico da sua habitação. A presente fase do Programa, visa a entrega de 20 mil vales e a dotação global chega a um máximo de 162 milhões de euros, faz ainda notar o Executivo.
De realçar que o programa abrange famílias economicamente vulneráveis e em situação de potencial pobreza energética, que não residam em habitação social, para que possam melhorar o seu desempenho energético.
Já os vales poderão ser usados pelos beneficiários na substituição de janelas, na aplicação ou substituição de isolamento térmico, na instalação de sistemas de aquecimento e de painéis fotovoltaicos ou de outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo. O vale é utilizado junto de empresas, ou 'fornecedores', com as quais o Governo tem protocolos.
Para submeter a sua candidatura, poderá aceder ao site do Fundo Ambiental, aqui.
Leia Também: 'Vale Eficiência' arranca hoje e irá financiar obras de 100 mil famílias