Eletricidade mais cara: Quanto custa ter os eletrodomésticos em stand-by?

Deixar o telemóvel a carregar durante toda a noite, utilizar o comando para desligar a televisão ou não retirar da tomada os equipamentos depois de os usar, são alguns dos erros que cometemos que consomem mais energia. Saiba qual o reflexo que isto vai trazer à sua fatura ao final do mês.

Notícia

© shutterstock

Notícias ao Minuto
06/10/2021 09:21 ‧ 06/10/2021 por Notícias ao Minuto

Casa

Eletrodomésticos

Esta quarta-feira, dia 4 de outubro, regista-se um novo recorde no mercado grossista de eletricidade, com o preço nos 228,59 euros por megawatt hora (€/MWh), de acordo com dados do operador que gere o mercado ibérico diário e intradiário (OMIE). 

Recorde-se que o valor máximo tinha sido registado na sexta-feira da semana passada, altura em que o preço se cifrou nos 216,01 €/MWh. Em Portugal, o preço da eletricidade voltou a aumentar a 1 de outubro, depois da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) ter determinado uma subida de 1,05 euros por mês para a maioria dos consumidores em mercado regulado. Mas já pensou qual o reflexo que esta subida traz à sua fatura quando deixa os eletrodomésticos em stand-by?

Segundo um estudo realizado na União Europeia, o consumo médio de eletricidade dos equipamentos elétricos em stand-by representa cerca de 11% da energia total que é consumida por habitação. Ou seja, além de contribuir para o crescimento da sua pegada ecológica, está também a aumentar o valor da sua fatura. E deixar o telemóvel a carregar durante toda a noite, utilizar o comando para desligar a televisão ou não retirar da tomada os equipamentos depois de os usar, são alguns dos erros que cometemos que consomem mais energia.

Com isso em mente, a Selectra enviou um comunicado ao Notícias ao Minuto que explica qual o aparelho que mais energia consome e qual o reflexo que isto vai trazer à sua fatura ao final do mês. Ora veja.

Quais os aparelhos que mais energia gastam em stand-by?

Com base numa potência de energia contratada de 6.9 kVA, a agência especialista na comparação de tarifas selecionou alguns dos equipamentos que, geralmente, são deixados em casa ligados neste modo:

Notícias ao Minuto


© Selectra  

De realçar que o preço varia consoante tenha ou não uma tarifa bi-horária ou simples, assim como do tempo que deixa os aparelhos a funcionar em stand-by. Para fazer este cálculo, a Selectra definiu os seguintes intervalos temporais:

  •  Computador: 5h/dia
  • Televisão: 16h/dia
  • Carregador: 19h/dia
  • Box: 16h/dia
  • Micro-ondas: 23h/dia

Embora o carregador de telemóvel seja um dos que está em média mais tempo em stand-by, é o mais económico de todos e um dos que menos energia consome em stand-by, e por isso causa menos impacto na sua conta de eletricidade, lê-se no documento.

Entre estes aparelhos, o eletrodoméstico que tende a consumir mais watts e, por isso, mais energia, é o computador. Em segundo lugar está a televisão.

Qual o impacto mensal na minha fatura da eletricidade?

Suponha que na sua habitação tem um micro-ondas, duas televisões, com as suas respetivas boxes, quatro carregadores ligados à tomada em simultâneo e ainda três computadores. Feitas as contas, a sua fatura de eletricidade vai aumentar em cerca de 5,56 euros por mês o que perfaz um total de 66,72 euros anuais

Leia Também: Preço da eletricidade no mercado ibérico dispara para novo recorde

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas