O investimento imobiliário subiu para 208 mil milhões de euros, no período entre janeiro e setembro deste ano, nos principais mercados europeus. De acordo com os dados da consultora imobiliária CBRE, que o jornal Ejeprime teve acesso, este valor traduz um aumento de 10% face a igual período do ano passado.
A subida foi particularmente clara no terceiro trimestre do ano, quando as transações foram encerradas por 77.300 milhões de euros, ou seja, mais 55% do que em igual período do ano anterior.
De acordo com a CBRE, o volume de investimento imobiliário alcançado na Europa no terceiro trimestre representa um regresso aos níveis anteriores à pandemia, estando muito próximo do valor atingido no terceiro trimestre de 2019 (78,8 mil milhões) e superior aos volumes registados no mesmo período dos cinco anos anteriores.
Por setor, o volume do segmento hoteleiro cresceu 24% até setembro e 41% em relação ao terceiro trimestre de 2020. Por sua vez, o setor industrial e logístico também tem tido um bom desempenho, cujo investimento nos primeiros nove meses cresceu 65% face ao mesmo período de 2020.
Por seu lado, o investimento no setor residencial aumentou 20% face a 2020 e 143% face ao terceiro trimestre de 2020. Já o investimento em escritórios no terceiro trimestre de 2021 aumentou 32% face ao terceiro trimestre do ano passado.
A Espanha, o Reino Unido, os países nórdicos e a Alemanha, foram os países que lideraram a recuperação do setor na Europa, escreve o jornal, citando a consultora imobiliária.
Leia Também: CBRE "é a maior gestora de centros comerciais" em Portugal e Espanha