O aumento da venda de casas nos últimos meses contribuiu para uma redução de 'stock' de habitação disponível nas capitais de distrito portuguesas na ordem dos 7% em apenas um ano. De acordo com o estudo do idealista, a oferta passou de 58.570 casas à venda, em setembro de 2020, para 54.804 no mesmo mês deste ano. Ainda assim, há cada vez mais promotores imobiliários a investir em projetos de nova construção por cá, informa o marketplace imobiliário de Portugal.
Mas, a verdade é que comprar uma casa nova não está ao alcance de todos. O problema para muitas famílias portuguesas tende a estar nos preços a que se vendem as habitações destes novos empreendimentos.
No entanto, embora a tendência revele que uma casa nova não seja um projeto para qualquer carteira, não deixa de ser uma realidade impossível. Isto porque no portal idealista, há cerca de 100 novos apartamentos e moradias à venda em Portugal com valores a rondar entre os 70 mil e 150 mil euros.
Estes imóveis situam-se em seis zonas diferentes do país: Porto (Paranhos, Cedofeita, Oliveira do Douro, Cidade da Maia, Mafamude e Vilar do Paraíso, Matosinhos e Leça da Palmeira, Bonfim, Campanhã e Canidelo), Aveiro (Glória e Vera Cruz, Oliveira de Azeméis, Beduído e Veiros e Espinho), em Castelo Branco (Covilhã e Canhoso), Algarve (Tavira e Quelfes), Setúbal (Montijo e Afonsoeiro), e Madeira (Câmara de Lobos).
Na lista, poderá encontrar casas ainda em processo de construção (em planta) ou com as obras já finalizadas. No geral, tratam-se de apartamentos com acabamentos de nível superior, cozinhas equipadas, aquecimento central, pré-instalação de ar condicionado e estacionamento na cave. As tipologias vão de T0 a T4 duplex e alguns apartamentos possuem amplas varandas e vistas para o mar.
No que concerne às moradias, há habitações novas de linhas modernas, com cozinhas mobiladas em open space, casas de banho em cerâmica e garagem para um ou mais carros.
Leia Também: Procura casa em Lisboa? Há 100 no mercado que custam até 150 mil euros