O Portal casA+, lançado pela ADENE, passa agora a disponibilizar uma página que reúne informação sobre os incentivos e programas de apoio energéticos à habitação em vigor, dando resposta às necessidades dos seus utilizadores. Apoiar a eficiência na habitação e a adoção de boas práticas que conduzam a uma melhor utilização de recursos no setor residencial é um dos objetivos do Governo, faz sobressair a agência para a energia.
Para tal são vários os instrumentos, de carácter nacional, regional ou local, que são periodicamente colocados em prática para operacionalizar estes objetivos.
"Continuamos a trabalhar para que o Portal casA+ seja a ferramenta de eleição da promoção de soluções de eficiência energética e hídrica e de sensibilização do consumidor, com vista à redução dos consumos das habitações e à maior qualidade de vida dos cidadãos", revela a ADENE na página oficial do portal.
Deste modo, esta nova página apresenta alguns dos incentivos e apoios disponíveis que visam a eficiência na habitação e a adoção de boas práticas que fomentam a uma melhor utilização dos recursos, como o Programa 'Edifícios Mais Sustentáveis', Programa 'Vale Eficiência' e o 'Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões' (2021).
O Programa 'Edifícios Mais Sustentáveis' identifica a aposta na eficiência energética dos edifícios como uma prioridade para a recuperação económica alinhada com a transição climática, de acordo com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.
Já o Programa 'Vale Eficiência' enquadra-se num conjunto de medidas que visam combater a pobreza energética e reforçar a renovação dos edifícios, a nível nacional, possibilitando o aumento do desempenho energético e ambiental dos mesmos, do conforto térmico e das condições de habitabilidade, saúde e bem-estar das famílias, contribuindo para a redução da fatura energética e da pegada ecológica.
Quando ao Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões, trata-se de um compromisso do Fundo Ambiental desde 2017 que pretende dar continuidade à implementação de medidas de aceleração da apropriação de energias de tração alternativas e ambientalmente mais favoráveis, como a tração 100 % elétrica.
Leia Também: Fundo Ambiental já emitiu mil 'Vales Eficiência' no valor de 1,6 milhões