Decorar a sala? Eis as tendências para o próximo ano, segundo designers

Mobília antiga e com curvas, espaços multifuncionais e arejados, e tons quentes são alguns dos exemplos das tendências de decoração na sala de estar, para o próximo ano.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
08/11/2021 11:24 ‧ 08/11/2021 por Notícias ao Minuto

Casa

Decoração

A verdade é que todos os anos surgem novas tendências de decoração. E este ano não foi diferente. De acordo com o Apartment Therapy, ninguém pode prever o que o futuro reserva, mas os designers têm uma noção do que esperar quando se trata de tendências que vão fazer 'furor' nas salas de estar em 2022. Por isso, a plataforma especialista em soluções para a casa conversou com nove profissionais de design de interiores e estas foram as principais conclusões que poderá considerar incorporar em sua casa no próximo ano.

Mobília com curvas

"Acho que esta é uma evolução natural da atual tendência de revivalismo moderno de meados do século que nos introduziu a peças icónicas e sinuosas como a Cadeira de Ovo de Jacobsen. Vamos agora ver sofás curvilíneas inspirados em Vladimir Kagan", começa por revelar o designer Charles Almonte, fundador da Charles Almonte Architecture and Interior Design em Silver Spring, Maryland, à plataforma.

Espaços multifuncionais e arejados

"Tem havido tanto foco na saúde e bem-estar que acho que as nossas casas vão continuar a refletir isso na utilização de materiais naturais, plantas. E, geralmente, (projetar) espaços leves e arejados. Como já estivemos em casa mais do que nunca, os espaços multifuncionais são fundamentais para lidar com as atividades que fazemos em casa hoje em dia", na perspetiva da designer Maryline Damour, diretora da Damour Drake LLC em Kingston, Nova Iorque.

Tons quentes

"Acho que as pessoas estão realmente desejosas de uma sensação de calor e conforto nas suas casas neste momento. Por isso vamos continuar a ver o uso de tons orgânicos como chocolate castanho, camelo, massa, ocre e ferrugem." Isto porque "a curadoria do seu espaço e a adição de pequenos itens adicionais tornam o espaço pessoal, e camadas de têxteis, móveis e muito mais ajuda a manter o calor", declara Zoe Feldman, designer principal e fundadora da Zoe Feldman Design em Washington, Distrito de Columbia, ao Apartment Therapy.

Acabamentos 'Lived In'

"Estamos a assistir a um regresso a um visual mais 'vivido'. Espaços de vida menos duros, com linhas afiadas e sotaques mínimos e padrões mais em camadas e tons ricos para um local de encontro convidativo", sustenta Amanda Louise Campbell, designer principal e fundadora da Amanda Louise Interiors em Greenville, Carolina do Sul.

Trazer o exterior para dentro

"Depois de estarmos presos nas nossas casas durante a pandemia, acho que vamos ver mais do conceito de 'trazer o exterior para dentro'. Grandes portas, janelas ou portas panorâmicas serão uma consideração para os arquitetos", dá conta o designer Charles Almonte.

Mobiliário antigo

"Prevejo que a vindima seja uma grande tendência em 2022. Peças vintage fazem um espaço sentir-se único e acolhedor. E com longos tempos de chumbo, as peças vintage oferecem não só opções amigas do ambiente mas também muitas vezes são mais rápidas", nas palavras da designer Julia Newman Pedraza, fundadora da Julia Adele Design em Los Angeles, Califórnia.

Por outro lado, a designer Melissa Lee, fundadora e diretora criativa da Bespoke Only em Nova Iorque, prevê que se veja "muito mais mobiliário vintage a ser incorporado em 2022, dadas as atuais questões da cadeia de abastecimento global."

Decoração 'vintage' moderna

"Depois de estarem em quarentena, as pessoas estão a correr mais riscos e à procura de mais diversão nas suas casas. Estou a antecipar um aumento de cor com padrões arrojados dos anos 70 misturados com linhas limpas modernas para torná-lo mais contemporâneo. Afinal, a história repete-se", acrescenta Nichole Samuel, principal designer de interiores e proprietário da Goddess Interiors em Nova Iorque.

Cadeiras estofadas

"O que prevendo para uma tendência nas salas de estar no próximo ano são cadeiras mais estofadas, não só estofadas no corpo, mas também braços e pernas separados totalmente estofados. Cadeiras como estas adicionam um visual personalizado a qualquer sala de estar e em uma cor divertida", finaliza a designer Clara Jung, diretora do Banner Day Interiors em São Francisco.

Leia Também: Saiba como utilizar materiais naturais na decoração lá de casa

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas