Reabilitação energética dos edifícios? Há uma solução, revelam empresas

A Schneider Electric e a Signify acabam de lançar uma solução conjunta para a reabilitação energética dos edifícios e dar uma resposta à necessidade de reduzir a pegada ambiental e as emissões de CO2 dos edifícios e casas.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
09/11/2021 14:05 ‧ 09/11/2021 por Notícias ao Minuto

Casa

eficiência energética

A Schneider Electric, empresa especialista na transformação digital da gestão e automação da energia, e a Signify, empresa multinacional holandesa de iluminação, integraram as suas soluções focadas na eficiência na gestão das energias renováveis e na iluminação para oferecerem uma resposta à reabilitação energética dos edifícios, pode-se ler no comunicado enviado aos jornalistas. Esta nova solução surge para dar uma resposta à necessidade de reduzir a pegada ambiental e as emissões de CO2 dos edifícios e casas.

Com esta solução conjunta, e no âmbito do Programa de apoio à Reabilitação Energética de Edifícios (PREE), os proprietários e gestores de edifícios poderão beneficiar de ajudas a partir de 35% nas ações do sistema de controlo AVAC e a partir de 15% nas ações de iluminação, bem como economizar até 80% na energia utilizada em iluminação e até 30% na energia no conjunto total do edifício.

As ajudas do PREE destinam-se à melhoria energética de edifícios anteriores a 2007, e o seu objetivo é progredir pelo menos uma letra na classificação energética dos edifícios depois da intervenção, assegurando uma redução mínima de 10% no consumo de energia, lê-se no documento.

Segundo a mesma nota, os atuais subsídios correspondem a uma melhoria da envolvente térmica, da eficiência energética e das instalações térmicas e de iluminação, sendo aqui que entra a nova proposta conjunta da Schneider Electric e da Signify.

“Alcançar a neutralidade energética dos edifícios tornou-se uma das prioridades da agenda política em Portugal, como demonstram os novos regulamentos", começa por revelar Jordi García, Vice President, Digital Energy & Power Products da Schneider Electric para a Península Ibérica.

Atualmente, os edifícios são responsáveis por 34% das emissões de CO2, pelo que é evidente a necessidade de aumentar a sua eficiência energética e descarbonização. Assim sendo, a Schneider Electric e a Signify integraram as suas soluções para lhes proporcionar uma iluminação flexível, adaptável e de fácil implementação.

De realçar que esta proposta conjunta integra as soluções de iluminação LED da marca Philips com o BMS EcoStruxure da Schneider Electric que, além da poupança energética de até 80%, cumpre os requisitos máximos dos apoios PREE, permitindo cobrir 15% do investimento do utilizador na melhoria energética da iluminação dos edifícios.

“As nossas equipas técnicas, bem como as da Signify, têm estado a trabalhar para criar uma solução conjunta que integre uma iluminação altamente eficiente e as nossas soluções tecnológicas para a gestão de edifícios, para que o máximo número de imóveis beneficie destas ajudas e progrida na sua descarbonização de forma rápida e simples,” finalizou Jordi García, citada em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Leia Também: Alentejo. Novo Balcão Único promove a eficiência energética nos edifícios

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas