Lisboa continua a descer no ranking de melhores cidades europeias para se investir em imobiliário. Depois de ter liderado em 2019, a capital portuguesa passou para 10.º lugar em 2020, 15.º em 2021 e, agora, estima-se que caia para a 16.ª posição em 2022, segundo revela um estudo realizado a PwC e pelo Urban Land Institute. Contudo, no 16.º lugar, Lisboa lidera as restantes capitais do sul, Atenas e Istambul, que ocupam as 23.ª e 30.ª posições, respetivamente.
De acordo com esta edição do relatório 'Emerging Trends in Real Estate Europe 2022 - Road to Recovery', de entre as 31 metrópoles da Europa, a liderar o ranking das cidades europeias mais atrativas para os investidores em 2022 está Londres (Reino Unido). Seguem-se Paris (França), Frankfurt (Alemanha), Munique (Alemanha), Madrid, Amesterdão, Hamburgo (Alemanha), Barcelona (Espanha) e Bruxelas (Bélgica) que, por esta ordem, completam o 'top 10' da tabela.
O "turismo e o setor residencial deverão recuperar fortemente depois do surgimento da pandemia", revela um dos especialistas desta análise, que acrescenta que os "alemães, suíços e alguns investidores espanhóis mostram estar muito agressivos e interessados em comprar no mercado de escritórios."
Já outro especialista salienta que, por outro lado, existem muitos investidores, mais propriamente, alemães e franceses, que estão a avaliar o mercado imobiliário, nomeadamente, os preços praticados nas grandes cidades europeias, e a "olhar para mercados alternativos." Com isto, "Lisboa, Madrid, Milão e Amesterdão continuam a beneficiar disso", sustenta o mesmo.
De realçar que este relatório em causa é realizado com base nos resultados retirados de questionários e entrevistas feitas a 844 especialistas do setor, incluindo investidores, gestores de fundos, promotores, financiadores e consultores.
Leia Também: Investimento imobiliário comercial atingiu 1.173 milhões até setembro