Vai nascer um novo bairro de casas sustentáveis nos Países Baixos

O atelier alemão MVRDV acaba de revelar as primeiras imagens de um novo projeto residencial para a área central de Hoofddorp, nos Países Baixos (Holanda). Trata-se de uma iniciativa que visa transformar toda a região num bairro de casas sustentáveis e acessíveis.

Notícia
AnteriorSeguinte

© MVRDV

Notícias ao Minuto
12/11/2021 10:24 ‧ 12/11/2021 por Notícias ao Minuto

Casa

Casas sustentáveis

Depois de ter avançado, em julho deste ano, com a construção do projeto Traumhaus Funari, um bairro de habitação acessível na Alemanha, o atelier alemão MVRDV, em parceria com o Hyde Park BV, acaba de revelar as primeiras imagens de um novo projeto residencial para a área central de Hoofddorp, nos Países Baixos (Holanda). Segundo avança o Archdaily, trata-se de uma iniciativa que visa transformar toda a região, em torno à antiga estação de comboio, num bairro de casas sustentáveis e acessíveis.

"O novo distrito urbano central de Hoofddorp trará qualidade de vida e desenvolvimento par a região central da cidade", começa por revelar Winy Maas, sócio fundador do MVRDV. "Em breve, os moradores do centro poderão desfrutar também de amplas áreas verdes e canais espalhados por todo o bairro", sustenta.

De acordo com a plataforma, o plano desenvolvido pelo MVRDV e pelo Hyde Park BV inclui mais de 8.500 novas unidades residenciais além de prever a transformação da estação de comboios e da rodoviária existente. Dispõe ainda uma nova linha de metro, apresentando uma alternativa para a carência de moradias na região central de Hoofddorp, além de promover o acesso ao transporte público e a qualidade de vida na região.

Os arquitetos conceberam a proposta de plano diretor a partir de uma urbanização de alta densidade, com edifícios de apartamentos a dispor de pátios internos, vegetação e recursos hídricos. Além disso, cada um dos apartamentos contará com iluminação e ventilação natural devido à morfologia do bairro prevista através de um estudo de massas.

"A oferta de moradias será bastante diversificada e os espaços públicos de alta qualidade. Através de iniciativas como esta poderemos resolver não apenas a questão do déficit habitacional nos Países Baixos, como seremos capazes de promover também a qualidade de vida e a sustentabilidade do ambiente construído em nosso país", finaliza o sócio fundador.

Faz sobressair a plataforma que este projeto foi inspirado na típica malha urbana das cidades holandesas da região de Haarlemmermeer. Critérios de sustentabilidade incorporados pela equipa do projeto traduzem-se em áreas verdes, canais abertos e ruas livres de automóveis espalhadas por todo o distrito.

Leia Também: Bairro de habitação acessível na Alemanha já começou a ser construído

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas