O primeiro edifício mais alto de Brooklyn, em Nova Iorque, nos EUA, concebido entre os arquitetos da SHoP e o JDS Development Group, acaba de entrar em fase final de construção, alcançando uma altura máxima de cerca de 324 metros de altura, segundo avança o Archdaily. Localizado no número 9 da Avenida DeKalb, a estrutura deste arranha-céu está composta por elementos hexagonais, a partir dos quais os residentes poderão desfrutar de vistas panorâmicas para a cidade e o rio.
A Brooklyn Tower, com 93 andares, irá contar com 550 unidades residenciais (30% das quais deveriam ser negociadas a valores subsidiados). A torre vai disponibilizar ainda espaços comerciais e outras instalações, incluindo piscina, zona de 'lounge' e churrasqueira.
As vendas das habitações estão previstas arrancar já no início de 2022, com a expectativa de vender todos os imóveis até ao final desse ano. Os preços das casas ainda não foram anunciados, informa a plataforma.
Parte da estrutura com 115 anos de história, está agora a ser restaurada e integrada ao novo arranha-céu. A torre encontra-se revestida com mármore branco e, à medida que ganha altura, assume uma materialidade mais leve e moderna. O aço e bronze esculpem o edifício em diversos ângulos, preservando assim as linhas geométricas da fachada, bem como a cor e a textura do prédio vizinho, adicionando apenas alguns elementos de formato cilíndrico e triangular entre os painéis de vidro.
De realçar que este empreendimento trata-se de um projeto de reutilização desenvolvido junto ao histórico edifício Dime Savings Bank de Nova Iorque. Em 2016, a proposta foi apresentada pela SHoP e, posteriormente, aprovada pela Comissão de Preservação do Patrimônio Construído da cidade de Nova Iorque.
Leia Também: China limita construção de arranha-céus nas cidades pequenas