A verdade é que, com a chegada do Natal, as luzes estão por toda a parte. Desde a árvore, janelas e jardim, as famílias aproveitam todos os cantos da casa para expressar o seu lado mais natalício. No entanto, a escolha da iluminação de Natal pode aumentar cerca de 40 vezes mais o custo das suas faturas de energia, segundo informa a Selectra. Por isso, se não resiste em decorar a sua casa com luzes de natal, descubra de que forma isso pode estar a afetar o valor das suas faturas.
Em primeiro lugar importa saber quais são as luzes mais económicas. De acordo com a empresa especializada na comparação e ativação de planos de internet, energia e gás, existem dois elementos importantes a ter em conta no momento de escolher as luzes de natal para decorar a casa: O número de watts (W) e o tipo de lâmpada.
Note que o número de watts corresponde à potência que as lâmpadas vão utilizar durante os momentos de consumo. Relativamente ao tipo de lâmpada, o mais aconselhável é utilizar lâmpadas LED, já que as convencionais podem ter um impacto mais alto no seu orçamento.
De realçar que o preço irá sempre depender do tipo de tarifa de energia que tiver contratada. No entanto, o consumo das lâmpadas LED é "praticamente insignificante no final da época natalícia", ao contrário das alternativas clássicas que podem chegar a custar até 8,19 euros durante as horas de ponta, indica a Selectra, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Contudo, se já decorou a sua casa com lâmpadas tradicionais, existem alguns truques a que pode recorrer de modo a conseguir poupar durante esta quadra festiva. Ora veja.
1. Estabeleça um horário para ligar as luzes de Natal
Opte por ligá-las apenas durante as horas de vazio (22h-8h), recorrendo à ajuda de um temporizador que lhe facilita esta tarefa.
2. Escolha locais estratégicos para instalar a iluminação decorativa
De modo a evitar que o espírito natalício se reflita nas suas faturas de energia, deve escolher apenas os locais mais convenientes para colocar as luzes de natal.
3. Utilize outro tipo de iluminação
Para a Selectra, as velas, por exemplo, são uma alternativa às luzes de Natal, que não só servem para iluminar, como ainda dão um ambiente mais acolhedor à casa.
4. Guarde as luzes de natal com cuidado no final da temporada
Sabia que aparelhos em mau estado de conservação têm tendência a consumir mais energia? Por isso, o melhor é evitar que estes fiquem danificados ou expostos a humidade, conclui a Selectra.
Leia Também: Boris inaugura o Natal em Downing Street