Em Espanha, o preço das casas aumentou, em média, 4,3% durante este ano. De acordo com os dados da Tinsa, a que o Ejeprime teve acesso, a maior parte das regiões registou um crescimento médio entre 2% e 6%, com o País Basco (+9,4%), as Ilhas Baleares (+9,3%) e a Galiza (+6,8%) a registar a maior variação média durante este ano.
Segundo Cristina Arias, diretora do Serviço de Investigação de Tinsa, estes dados "refletem um ambiente de crescimento em que a procura é superior à oferta, e a construção começa a reativar prudentemente."
No que diz respeito às grandes cidades espanholas, Madrid demonstrou um maior dinamismo em termos de evolução dos preços do que Barcelona. A variação média da capital foi de 5,8%, o dobro da de Barcelona (2,9%).
Preço médio das casas subiu 8,6% no 4.º trimestre
Entre outubro e dezembro de 2021, o valor médio da habitação situou-se em 1.470 euros por metro quadrado. Este valor traduz um aumento 8,6% face ao período homólogo, cita o jornal espanhol.
Segundo os mesmos dados, os preços das casas em Madrid registaram uma subida homóloga de 10,5%, enquanto em Barcelona o crescimento foi de 4,8%.
Leia Também: Espanha. Preço das casas deverá subir 4% no próximo ano