IHRU lança concursos para construção de 198 habitações de renda acessível

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) lançou dois concursos para projetos de construção de 198 habitações de arrendamento acessível nos concelhos de Almada e Setúbal, foi hoje anunciado.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
05/01/2022 19:11 ‧ 05/01/2022 por Lusa

Casa

Almada e Setúbal

Segundo o IHRU, o alargamento da oferta habitacional para arrendamento acessível prevê um investimento de mais de 31,3 milhões de euros para elaboração de projetos e construção de habitações.

Um dos projetos destina-se à construção de um novo empreendimento em Almada, em terrenos de que o instituto é proprietário, chamado de "Quinta da Boa Esperança", com um total de 100 fogos num investimento total do IHRU de 14,9 milhões de euros.

Em Setúbal, o projeto destina-se à construção do conjunto habitacional "Rua do Monte", localizado no Plano Integrado de Setúbal, junto do Bairro da Bela Vista.

Para o local está prevista a construção de um total de 98 fogos, sendo o investimento total do IHRU de 16,3 milhões euros.

Estes concursos contam com a assessoria da Ordem dos Arquitectos e com a colaboração dos respetivos municípios.

Além de estar prevista a celebração de contrato de projeto com as equipas que vençam cada um destes concursos, encontra-se igualmente prevista a atribuição de prémios pecuniários aos três projetos candidatos com melhor classificação, em cada concurso, perfazendo um total de 40.000 euros em prémios.

Estes dois concursos, segundo o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, dão continuidade à estratégia estabelecida para dar resposta às famílias que não têm capacidade de aceder a uma habitação no mercado livre em terrenos de que são proprietários os municípios de Almada e Setúbal.

Em dezembro, o IHRU anunciou também a construção de dois novos empreendimentos, perfazendo um total de 164 fogos, em terrenos de que é proprietário o município de Almada, habitações essas destinadas na sua totalidade ao Arrendamento Acessível, nomeadamente no Casquilho Nascente e o Casquilho Poente.

Em Outubro tinham sido anunciados outros concursos para a construção de três novos empreendimentos com um total de 375 fogos em terrenos dos municípios de Almada e Setúbal, nomeadamente em São Francisco Borja (Almada), Três Vales (Almada)e Varandas do Sado (Setúbal).

Leia Também: IHRU lança novos concursos para disponibilizar casas para habitação

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas