Tudo indica que esta semana será de muito frio. Um fator que faz com que os portugueses procurem maior conforto térmico. No entanto, essa procura pode aumentar a conta da luz. Por isso, o mais aconselhável é ter em consideração alguns aspetos para conseguir manter as casas mais confortáveis e eficientes, sem aumentar a fatura de eletricidade. Como? O Doutor Finanças reuniu algumas dicas para manter as suas contas em dia, bem como o conforto em sua casa durante este inverno. Ora veja.
Aproveite o calor natural
Durante o dia, abra os estores para deixar entrar calor e luz natural, salienta a plataforma. A ideia é aproveitar o calor e reduzir o frio.
Poupe energia sem desperdiçar calor
Para poupar energia, deve manter e conservar o calor dentro de casa. Por isso, deve evitar correntes de ar, sendo apenas recomendado os 10 minutos diários para renovar o ar de sua casa.
Segundo a EDP, 10 a 25% das perdas de calor acontecem pelas janelas. Logo, quando as abrir, desligue os aquecedores. Isto porque se tiver as janelas abertas ao mesmo tempo que tem o aquecimento ligado, "está a desperdiçar energia e a incorrer em gastos desnecessários."
Invista em isolamento térmico
Com pouco investimento, pode reforçar as paredes com materiais próprios, mantendo a respiração da construção. Mas se o seu orçamento o permitir, opte por investir em caixilharia de qualidade nas janelas e em vidros duplos.
Outra solução passa por escolher soalho de madeira para o chão. Isto porque as divisões da sua casa tornam-se mais quentes e confortáveis com este tipo de pavimento.
Controle o aquecimento
A verdade é que grande parte dos gastos de energia no inverno estão relacionados com o aquecimento. Por isso, evite variações grandes de temperatura, que fazem disparar o consumo de energia dos aparelhos, deligue o aquecimento à noite e instale um termóstato. Se não for possível fazer este investimento, mantenha a temperatura em 22.º C.
Instale um recuperador de calor
Outra forma de manter a casa quente e reduzir o consumo de energia é investir num recuperador de calor. Com este equipamento, a casa mantém-se quente por mais tempo e de forma homogénea.
Opte pelo aquecedor a óleo
Sabia que o aquecedor a óleo emite calor mais concentrado do que um ar condicionado ou um ventilador? Apesar de precisar de algum tempo até sair calor, uma vez quente, aquece toda a divisão de igual modo, e mesmo depois de desligado, o calor mantém-se por um longo período.
'Recheie' a casa
Por fim, para a plataforma, uma das formas para tornar a sua casa mais quente é 'recheá-la' com móveis, tapetes, quadros, peças de decoração, cortinados, ou outros adereços. "Uma casa recheada é uma casa mais quente dado que perde menos calor", enfatiza o Doutor Finanças.
Leia Também: Problemas de humidade? Seis dicas que podem ajudar