Atualmente, existem várias opções de janelas por onde escolher e, regra geral, a melhor opção será optar por janelas de abertura lateral, já que são as que trazem mais vantagens em termos de isolamento. No entanto, se o espaço for pequeno opte por janelas de correr horizontais pois são mais fáceis de operar, explica a habitissimo. Mas, afinal, qual das duas é a melhor para opção? Conheça as vantagens e desvantagens de cada tipo.
Janelas de abrir
As vantagens
De acordo com a plataforma, estes modelos são muito fáceis de operar, de limpar e de manter em excelentes condições.
Mais ainda, o desenho destas janelas oferece uma proteção contra fugas e infiltrações de ar e a possibilidade de refletir e direcionar a brisa para dentro dos edifícios.
As desvantagens
Por outro lado, este tipo de janelas podem exigir mais manutenção. Além disso, acrescenta a plataforma, o seu desenho não costuma favorecer o uso de janelas muito pesadas. Por último, estas janelas ocupam espaço quando estão abertas, "o que numa divisão pequena, fará toda a diferença."
Janelas de correr
As vantagens
Por sua vez, este tipo de janelas permitem um grau de abertura maior e não ocupam espaço interior. São igualmente fáceis de manter, de operar e "têm tendência a não dar muitos problemas." A principal vantagem é que "costumam ser tradicionalmente mais baratas do que as janelas de abrir", salienta a plataforma.
As desvantagens
Em sentido contrário, são mais propícias a fugas ou infiltrações de ar, pois os feltros e fitas de calafetagem tornam-se ineficientes (após pouco tempo de uso) e "o problema não é facilmente resolvido resolvido com a troca desses componentes."
Leia Também: Saiba como uma janela eficiente pode ser útil na segurança das crianças