A sede dos escuteiros, que ficará pronta hoje, terá capacidade para acolher mais 12 pessoas vindas da Ucrânia devido à invasão russa, referiu fonte da autarquia.
Neste momento, Matosinhos já recebeu 12 ucranianos, entre os quais cinco adultos e sete crianças, que estão alojados no Centro de Apoio à Comunidade, no Monte Espinho, em Leça da Palmeira.
As crianças têm entre dois e 16 anos, salientou a câmara.
Além do alojamento, a câmara assegura-lhes as refeições.
"Chegaram todos bem na passada quinta e sexta-feira, apesar de muito cansados", ressalvou.
Além destes dois espaços de alojamento, a autarquia tem ainda um centro logístico a funcionar no centro de vacinação onde armazena e faz a triagem dos bens doados nas juntas de freguesia.
A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 691 mortos e mais de 1.140 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.
Leia Também: Lucros da imobiliária Savills sobem 91% em 2021 para 405,5 milhões