Os preços das casas em Portugal apresentaram uma subida de 1,2% no primeiro trimestre do ano face ao trimestre anterior, segundo o índice de preços do idealista, divulgado esta quinta-feira.
Comprar casa tinha um custo de 2.352 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de março, tendo em conta o valor mediano, indicam os dados do portal de imobiliário divulgados em comunicado.
Já em relação à variação mensal e anual, os preços subiram 0,7% e 7,8%, respetivamente.
Durante o primeiro trimestre, os preços das casas subiram em todas as regiões do país, indica o idealista.
"A liderar as subidas, encontra-se o Alentejo (6,9%), seguido pela Região Autónoma da Madeira (5,4%) e Algarve (3,2%). Seguem-se a Região Autónoma dos Açores (2%), a Área Metropolitana de Lisboa (1,6%), o Norte (1,3%) e Centro (0,5%)", pode ler-se no mesmo comunicado.
A Área Metropolitana de Lisboa, com 3.400 euros/m2, continua a ser a região mais cara, seguida pelo Algarve (2.685 euros/m2), Região Autónoma da Madeira (2.009 euros/m2) e Norte (1.954 euros/m2).
Do lado oposto da tabela encontram-se a Região Autónoma dos Açores (1.068 euros/m2), o Alentejo (1.185 euros/m2) e Centro (1.194 euros/m2) que são as regiões mais baratas.
Para a realização do índice de preços imobiliários do idealista são analisados os preços de oferta - com base nos metros quadrados construídos - publicados pelos anunciantes do idealista. São eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado, indica a plataforma.
Leia Também: Procura emprego? Embraer abre 100 vagas em Évora