Os preços médios das casas aumentaram 3,5% nos primeiros três meses do ano, sendo que março destacou-se como o mês em que o preço das casas mais subiu, de acordo com dados divulgados em conjunto pelo Doutor Finanças e pela plataforma Alfredo.
O preço médio por metro quadrado aumentou para 2.094 euros, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. O preço médio em Lisboa é "oito vezes mais elevado do que na Guarda", de acordo com a mesma nota.
"O índice de preços da Alfredo é uma ferramenta muito útil para que quem quer comprar ou vender casa possa ter noção do que está a ser praticado em termos de preços no mercado, uma vez que o índice reflete os valores das transações efetivamente realizadas", afirma Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, citado no mesmo comunicado.
Ainda no 1.º trimestre deste ano, o preço dos apartamentos registou um aumento médio de 1,3%, para 2.684 euros por metro quadrado. Já o valor das moradias aumentou 1,2%, para 1.077 euros por metro quadrado.
"Lisboa continua a ser a capital de distrito com o preço médio mais elevado (3.608 euros por metro quadrado), com o valor a estar oito vezes acima do verificado na Guarda, que se encontra no final da tabela como a cidade portuguesa onde os preços são mais baixos (416 euros). Do total das 20 cidades de distrito acompanhadas, apenas três registaram quedas nos preços em março", pode ler-se na mesma nota.
Leia Também: Primeira criptomoeda do setor imobiliário disponível na Criptoloja