Mais de um quarto do território do continente estava no final de junho em seca extrema (28,4%), verificando-se um aumento em particular na região Sul e em alguns locais do interior Norte e Centro, segundo o IPMA. É, por isso, cada vez mais importante poupar água e há alguns comportamentos que podem fazer toda a diferença.
Nesta senda, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) reuniu algumas dicas que ajudam a poupar. Tome nota:
Na casa de banho
- Um banho de imersão pode gastar em média 150 litros de água, prefira um duche rápido de 5 minutos e reduzirá o consumo de água em 90 litros!
- Em cada descarga de autoclismo pode gastar até cerca de 15 litros de água. Evite descargas desnecessárias não fazendo da sua sanita um caixote do lixo.
- Caso não tenha uma dupla descarga no seu autoclismo, coloque uma garrafa de 1,5 litros, cheia de areia, dentro do depósito da água. Pode diminuir a descarga para 8 litros. Pode ainda regular o parafuso de plástico que comanda a boia. Poupará até 4 litros por descarga completa.
- Feche a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa as mãos, por minuto, as poupanças podem chegar aos 12 litros de água.
- Providencie a reparação de torneiras que pingam. Uma torneira a pingar de 5 em 5 segundos, num dia, consome 30 litros de água, ao fim de uma semana são 210 litros. Feche bem as torneiras e mantenha a canalização doméstica em bom estado.
Na cozinha - Use as máquinas de lavar loiça e roupa apenas com carga completa, sem recorrer a ciclos com pré-lavagem. Prefira os programas eco e poupa cerca de 20% em água.
- Não deixe a água a correr enquanto lava a loiça à mão. Encha uma bacia com água limpa para retirar o detergente da louça lavada.
- Reaproveite águas residuais para as suas regas e reduza o desperdício de água.
- Utilize redutores de caudal nas torneiras.
Leia Também: "Última proposta responde a algumas questões que temos vindo a levantar"