Todos os proprietários ou arrendatários de parcelas no concelho de Vila Nova de Poiares com direitos sobre os terrenos florestais a plantar podem candidatar-se ao programa, afirmou o município, através de uma nota de imprensa enviada à agência Lusa.
A candidatura não tem qualquer custo para os participantes e é possível pedir até um máximo de 300 plantas no âmbito do programa.
As árvores terão de ser plantadas até fevereiro de 2023.
O formulário e as normas de participação poderão ser consultadas no sítio do município, em http://cm-vilanovadepoiares.pt/editais-requerimentos-e-regulamentos/3593-programa-a-nossa-floresta-normas-de-participacao-2022-23.
O programa procura "incentivar os proprietários florestais a criarem uma floresta mais resiliente e mais diversificada".
"Este projeto assume um caráter fundamental para diversificar o nosso espaço florestal e combater a predominante monocultura das espécies. Apesar da importância que o rendimento deste tipo de floresta tem para os seus proprietários, é crucial que consigamos diversificar as espécies, de forma equilibrada, com a perspetiva de criar maior diversidade e consequentemente maior sustentabilidade ambiental e económica, ao mesmo tempo em que se acrescenta resiliência a toda a área florestal", salientou o presidente da Câmara, João Miguel Henriques, citado na nota de imprensa.
Leia Também: Bolsa de Lisboa abre a cair 0,56%