"Esta intervenção insere-se numa estratégia de reabilitação do parque habitacional do concelho que tem vindo a ser promovida pelo executivo municipal, em particular no que respeita aos edifícios que se encontram em mau estado de conservação ou em risco de ruína, para disponibilização para arrendamento a preços acessíveis", referiu, em comunicado, o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.
A recuperação dos dois edifícios, situados na Rua de Santo António, insere-se na revitalização do núcleo histórico da sede do concelho.
"É o caso destes dois imóveis, que se localizam no centro histórico da vila, numa das principais vias de acesso à Igreja Matriz e perto de vários edifícios classificados e requalificados recentemente. A ideia é a de dar uma nova centralidade e dinâmica à parte antiga da vila e torná-la mais atrativa", explicou o autarca.
A empreitada foi adjudicada por 288.979,94 euros e inclui a demolição e remoção do interior do edificado.
De acordo com o projeto, o interior dos edifícios corresponde a uma construção nova, de tipologia T3, que contempla a inserção de um pátio descoberto na entrada.
No piso à cota de entrada, localizam-se as áreas funcionais e sociais (sala de estar, cozinha e sala de jantar), um quarto, uma instalação sanitária acessível a pessoas com mobilidade reduzida, uma zona técnica e um logradouro.
No primeiro andar situam-se dois quartos, com as respetivas instalações sanitárias, e um terraço.
Leia Também: Empréstimo até 300 mil euros? Novas regras de renegociação estão em vigor