Passo 1: Analisar as suas necessidades
Na procura pela casa certa e adequada para si e para a sua família, é essencial ter em conta as necessidades de todos.
Relativamente à localização, pondere se necessita de uma zona perto do local de trabalho, se está perto de transportes e serviços, se quer uma zona sossegada e sem ruído, se prima mais a acessibilidade ou a qualidade de vida, entre outras que podem ir ao encontro da sua família.
Quanto às características do imóvel, deve ter em consideração quantos quartos precisa, as áreas das divisões, o estado das paredes e do chão, se necessita de garagem e/ou varanda, e também a nível de preferência, se quer um imóvel mais moderno ou não. Porém, atente que mesmo um imóvel mais antigo, pode sempre ser remodelado. Se optar por um imóvel em mau estado de conservação, por norma, o valor é mais baixo, pelo que pode compensar fazer obras.
Passo 2: Definir a zona geográfica
Tendo em conta a análise que fez no ponto anterior, comece por fazer uma pesquisa para perceber que zonas geográficas cumprem totalmente com as características que pretende na sua localização, e que outras podiam cumprir parcialmente essas características.
Por exemplo, se uma das características da localização fosse estar perto do mar, na zona da Grande Lisboa, Oeiras seria uma localização que satisfaria esse critério, mas Porto Salvo seria uma alternativa viável se a deslocação em carro próprio for o seu principal meio de transporte.
Faça uma lista destas zonas por ordem de preferência, para que possa começar a marcar visitas a imóveis dentro dessas localizações.
Passo 3: Procurar imóveis em plataformas online
O seguinte passo é começar a aceder a plataformas online de anúncios de compra e venda de imóveis, para que perceba se existe algum dentro dos requisitos que definiu.
Nestas plataformas, deve começar por delimitar as zonas que escolheu no passo anterior, e depois pode ainda incluir algumas necessidades que definiu através de filtros de busca. Por exemplo, pode escolher o número de divisões, apartamento ou moradia, se tem ou não garagem ou varanda, entre outros.
Este é um passo importante, para saber o que existe de momento no mercado imobiliário, alinhando as suas expectativas de forma realista. Isto porque pode até não encontrar nenhum imóvel que corresponda a todos os seus critérios. Pode acontecer devido à falta de oferta que se tem observado no mercado imobiliário, e respetiva escalada dos preços das casas. Então, pode ser preciso reajustar expectativas e os requisitos que estabeleceu para o imóvel que procura, de forma a encontrar o que mais vai ao encontro das necessidades da família.
Passo 4: Certificar-se de que tem capacidade financeira
Para que garanta que tem capacidade de financiamento e negociação para avançar com as visitas aos imóveis, pode consultar um intermediário de crédito.
Os consultores intermediários de crédito do Poupança no Minuto avançam com uma análise da sua capacidade de financiamento, seguida de pré-aprovação do empréstimo junto dos bancos.
A partir daí, pode passar para o passo seguinte e começar a procurar o seu novo imóvel, com a garantia de que vai poder avançar com a compra do mesmo.
Passo 5: Iniciar contactos e agendar visitas
O passo seguinte assenta no começo das visitas aos imóveis que encaixaram nos critérios que definiu. Para isso, é necessário iniciar contactos com os vendedores dos imóveis.
Para que observe os imóveis com uma maior precisão, é recomendado que realize as visitas de dia, de forma a observar a luz natural do imóvel. Mas também deve tentar fazer, pelo menos, uma visita mais ao final do dia, para observar o possível barulho de vizinhos.
Nas visitas, deve estar atento a vários aspetos, para que não seja apanhado de surpresa. Observe o estado do chão, das paredes, e garanta que não há humidade visível, por exemplo. Note se existe luz solar do lado do imóvel, que pode ser um bom fator para prevenir a humidade, bem como para poupar na luz e eletricidade (consegue secar roupa naturalmente). Depois, questione os proprietários sobre todas as dúvidas que possa ter, como valor do condomínio (se for o caso), os serviços disponíveis nas redondezas, ou se tem acesso a garagem ou a algum terraço.
Passo 6: Seleção final e propostas
O passo final é fazer uma lista dos imóveis que preencheram todos os requisitos da sua família. Se estiver indeciso entre mais do que um, tente revisitar os imóveis até ficar sem dúvidas da escolha final. Pode levar alguém que lhe consiga dar perspetivas diferentes, para ajudar na decisão.
Depois, avance com uma proposta financeira ao vendedor, do valor que tem disponível para oferecer pelo imóvel. Se o vendedor estiver disposto a negociar o valor, pode propor um número mais baixo. Quando chegar a um valor final, aceite pelo proprietário do imóvel, dá-se então início ao processo. Que começa através do Contrato Promessa Compra e Venda, e termina ao escriturar a casa.
Salte os passos 2 a 6 contactando profissionais
O processo de encontrar a casa perfeita para a sua família, e respetivo financiamento, pode ser complexo. Requer pesquisa, atenção e disponibilidade. É por isso que a maior parte dos portugueses opta por contactar profissionais da área para acompanhar e tornar o processo mais simples, como intermediários de crédito e consultores imobiliários.
Além de oferecerem um serviço gratuito, os intermediários de crédito Poupança no Minuto são rápidos na resposta e assertivos. Pelo que pode iniciar o processo quase em simultâneo com a procura e visita a imóveis. Desta forma, não perderá a negociação da sua futura morada de sonho.
A par com os intermediários de crédito, pode ainda contratar um consultor imobiliário, como os do Casa no Minuto, que oferecem um acompanhamento personalizado desde o dia 1. Além de fazerem a pesquisa de imóveis que vão ao encontro dos seus parâmetros, avançam com os contactos, agendamento de visitas, e tratam de toda a negociação de valores com o vendedor. Fazendo também o seguimento do processo até à escritura do imóvel, os consultores estão consigo até ao momento em que tem a chave da sua nova casa na mão.