"No primeiro semestre deste ano foram transacionados 898 imóveis no centro histórico de Lisboa, num volume de investimento de cerca de 345 milhões de euros", revelou a Confidencial Imobiliário, com base nos dados do Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa (IPCHL), que integra as freguesias lisboetas da Misericórdia, Santa Maria Maior e São Vicente.
As transações realizadas incluem a "venda quer de prédios, quer de frações, reabilitados ou por reabilitar, nas áreas de habitação, retalho e serviços".
O volume de investimento de cerca de 345 milhões de euros representa "um crescimento de 17% face ao semestre anterior, quando foram transacionados 296 milhões de euros", é indicado no índice.
Em termos do número de imóveis vendidos, manteve-se praticamente ao nível do semestre anterior (889 transações), pelo que "o aumento do volume de investimento terá provavelmente resultado da aposta em imóveis de maior valor".
"Assim, o volume médio de investimento rondou os 394 mil euros no primeiro semestre deste ano, quando no semestre anterior se tinha fixado em 338 mil euros", apurou a Confidencial Imobiliário.
Apesar do crescimento face ao semestre anterior, os resultados do primeiro semestre deste ano representam uma "queda" face ao semestre homólogo - primeiro semestre de 2016 -, "quer no volume de investimento (- 13% face a 395 milhões de euros) quer no número de ativos transacionados (-34% face às 1.345 transações)", de acordo com os dados do IPCHL.
"De assinalar que o primeiro semestre de 2016 atingiu, em ambos os indicadores, a marca mais elevada desde 2013", destacou a Confidencial Imobiliário.
Relativamente aos preços no centro histórico de Lisboa, o índice revela que o primeiro semestre deste ano prossegue uma "trajetória de valorização", registando-se um aumento semestral de 14% e homólogo de 26%.
"A tendência de subida de preços verifica-se há já seis semestres consecutivos (desde meados de 2014), observando-se, assim, uma subida acumulada de 67% nos preços praticados no centro histórico desde então", segundo é revelado no IPCHL.
A par do centro histórico, os preços residenciais na cidade de Lisboa apresentam "uma tendência crescente desde 2014, com uma subida homóloga de 23,7% no segundo trimestre deste ano e uma valorização acumulada de 58% nos últimos três anos", avançou a Confidencial Imobiliário.
A Confidencial Imobiliário é uma empresa independente, especializada na produção e difusão de indicadores de análise do mercado imobiliário, detendo índices e bases de dados sobre investimento e sobre os mercados de compra e venda e de arrendamento de fogos, com detalhe à freguesia.