Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Artur e Carlos Paredes lembrados na Alta de Coimbra por guitarristas

A música de Artur e Carlos Paredes vai ecoar pela Alta de Coimbra, no domingo, pela mão de seis guitarristas, num percurso que passa por alguns dos locais "mais emblemáticos" do centro histórico da cidade.

Artur e Carlos Paredes lembrados na Alta de Coimbra por guitarristas
Notícias ao Minuto

16:20 - 26/07/18 por Lusa

Cultura Domingo

O espetáculo 'Com a Guitarra de Paredes' decorre no domingo, a partir das 18:00, percorrendo espaços como a Escadaria de Minerva, a Torre d'Anto, o Arco de Almedina ou as escadas do Quebra Costas, onde a maioria das canções tocadas são de Artur (pai) e Carlos Paredes (filho).

Em cada atuação - que terá uma duração de 12 minutos - cada guitarrista tocará três temas e estará acompanhado pela guitarra de Carlos Paredes, que não vai ser tocada, mas que vai estar presente em cada concerto, de forma simbólica, disse à agência Lusa o responsável pela organização do espetáculo, Bruno Costa.

No espetáculo, de entrada gratuita, atuam Manuel Portugal, Luísa Amaro, Diogo Mendes, Hugo Paiva de Carvalho e Bruno Costa na guitarra de Coimbra, sendo sempre acompanhados por Diogo Passos na guitarra clássica.

'Com a Guitarra de Paredes' é um dos espetáculos inseridos na proposta 'À Volta do Fado', que vai percorrer 19 municípios da Região Centro com uma programação que pretende cruzar o Fado e a Canção de Coimbra com "a pintura, poesia, cinema, gastronomia, dança, entre outras", refere a nota de imprensa da organização.

Neste ciclo, estão previstos vários eventos até abril de 2019.

Em setembro, há 'Serenatas à Janela', em Arganil, 'Coimbra com Vitorino', em Oliveira do Hospital, e 'Fado Pintado', em Penela.

Já em outubro, decorre uma iniciativa que cruza a guitarra de Coimbra com o cinema com 'Pela Noite Dentro', na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho, e um espetáculo com a participação de Né Ladeiras na Casa da Cultura de Góis.

O ciclo 'À Volta do Fado' integra a rede de programação 'Coimbra Região de Cultura', em que estão envolvidos os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal de Coimbra: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório