Será o próprio autor que guiará os visitantes aos lugares dos livros 'Arquipélago', 'A Vida no Campo' e 'Meridiano 28', entre outros, bem como a espaços de outros escritores dos Açores.
Terceira, Faial, Pico e São Miguel, segundo uma nota de imprensa, são as ilhas contempladas no roteiro turístico "Os Açores de Joel Neto e dos Grandes Escritores das Ilhas", acabado de lançar pela agência, responsável pelas viagens com José Luís Peixoto à Coreia do Norte e à Tailândia, e de Gonçalo Cadilhe aos mais variados espaços do planeta.
As duas primeiras viagens estão previstas para julho e setembro com partidas de Lisboa e do Porto, recebendo Joel Neto os viajantes na Terceira, guiando-os pelas ilhas até à despedida, dez dias depois, em São Miguel.
A escritora Raquel Ochoa, o músico Rui Massena, o 'chef' Henrique Sá Pessoa e a dupla de jornalistas Luís Pedro Nunes/Alfredo Cunha são algumas das personalidades portuguesas que já aceitaram o repto da agência para a criação de roteiros no âmbito do projeto.
Na brochura da agência de viagens sugere-se que 'de avião e de barco, de autocarro e a pé' se acompanhe Joel Neto pelas 'paisagens estonteantes de quatro das mais belas ilhas do arquipélago', conhecendo 'os mitos e as lendas, os registos da historiografia oficial e as marcas que propõem uma nova historiografia'.
Para além dos locais dos livros do escritor açoriano, o roteiro integra também territórios de alguns dos escritores que Joel Neto considera os seus mestres, fornecendo-se assim atmosferas da poesia de Antero de Quental, Natália Correia, Emanuel Félix e Emanuel Jorge Botelho, a par dos romances de Vitorino Nemésio, Daniel de Sá, Álamo de Oliveira ou João de Melo.
O programa contempla, entre outras iniciativas, uma descida ao Algar do Carvão, jantares dançantes na Sociedade Amor da Pátria, subidas à montanha do Pico e passeios pelo Vale das Furnas, a par da gastronomia açoriana.
Joel Neto nasceu na Terceira e mudou-se para Lisboa aos 18 anos, para estudar Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, tendo, depois de década e meia de trabalho como jornalista em vários jornais e revistas nacionais, voltado à terra natal em 2012, dedicando-se à literatura.