Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Fundão com dois fins de semana de teatro nos 15 anos do TeatroAgosto

O Fundão recebe, entre os dias 23 de agosto e 1 de setembro, a 15.ª edição do TeatroAgosto - Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre, que terá apresentações na cidade e em mais três freguesias.

Fundão com dois fins de semana de teatro nos 15 anos do TeatroAgosto
Notícias ao Minuto

14:00 - 01/08/19 por Lusa

Cultura Teatro

O festival é organizado pela ESTE - Estação Teatral da Beira Interior, com sede no Fundão, distrito de Castelo Branco, e este ano apresenta-se com um novo figurino, depois de, em junho, os mesmos promotores terem levado a cabo a primeira edição da Feira Ibérica de Teatro, evento que se interliga com o TeatroAgosto e que também contou com uma forte componente de programação.

Respeitando a tradição de levar a cabo um festival, que há 15 anos marca "o calendário cultural da região e do país", a ESTE optou, este ano, por um formato mais reduzido, mas que terá várias apresentações em dois fins de semanas.

O festival inicia-se com a apresentação da peça 'Há Beira na Revolta' nas localidades de Souto da Casa, Silvares e Alcaide, respetivamente nos dias 23, 24 e 25.

Produzido pela companhia anfitriã, este espetáculo reúne várias histórias numa Beira Interior situada entre o século XIX e os meados do século XX e sobe ao palco no âmbito de uma colaboração entre o TeatroAgosto e o programa de itinerâncias culturais da Câmara Municipal do Fundão.

Já entre os dias 31 de agosto a 1 de setembro, a programação concentra-se no palco da Praça da Moagem, no Fundão com a apresentação das Classes de Teatro da ESTE, com a peça La Chana Teatro de Espanha e com o espetáculo de Jorge Serafim em parceria com Fernando Pardal.

Inspirada na Avenida da Liberdade do Fundão - nas suas histórias e nas personagens que a marcaram ao longo do tempo -, a criação das Classes de Teatro da Este sobe ao palco no dia 30, sexta-feira.

No dia seguinte, sábado, a companhia espanhola 'La Chanfana Teatro' apresentada a peça 'Entre Diluvios', uma adaptação livre de quatro episódios da Bíblia, apresentada num monólogo em que o "manipulador-narrador defende uma teoria disparatada sobre a origem do mundo, na qual a evolução da sociedade é marcada por silogismos aparentemente absurdos que levam a humanidade a conclusões logicamente absurdas".

No dia 1 de setembro, Jorge Serafim (contador de histórias) e Fernando Pardal (cantor/compositor) juntam-se no espetáculo 'Leituras Marinadas em Canções Dispersas', que entre "acordes singelos e doridos" fará renascer contos tradicionais africanos, índios, árabes e palavras de autores como Manuel António Pina, Eugénio de Andrade, Chico Baião, João Fortunato, António Teixeira, Al Mu'Tamid, Martinho Marques, José Afonso, António Botto e Eduardo Galleano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório