Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Festival Guimarães Clássico arranca com Quarteto Al-Pari

A primeira edição do Festival Guimarães Clássico arranca hoje à noite com o Quarteto de Cordas Al-Pari (Polónia) e representa uma "aposta na música erudita", referiu a câmara local.

Festival Guimarães Clássico arranca com Quarteto Al-Pari
Notícias ao Minuto

21:00 - 19/08/19 por Lusa

Cultura Guimarães

Em comunicado enviado hoje, a Câmara Municipal de Guimarães declara que a música erudita entra assim na programação cultural de agosto como um "reforço".

"Esta é uma aposta que tem vindo a conquistar público e de uma forma regular", sublinha no texto o adjunto da Vereadora da Cultura, Paulo Lopes da Silva.

Segundo o responsável, "existe um modelo que tem sido implementado numa lógica de residências artísticas e complementa-se com este festival, permitindo uma interação com músicos de referência no panorama internacional e também na captação de novos talentos".

Para o diretor artístico, Emanuel Salvador, "Guimarães é uma cidade interessante para este tipo de eventos" apontando as igrejas e as salas de concerto num espaço físico concentrado.

"Esta é uma oportunidade para usufruir dos contactos e complementar a parte académica numa filosofia de interação entre os alunos locais e estrangeiros", salientou.

O programa regista a participação de "ilustres convidados", entre músicos da Royal Opera House e da Deutsche Oper de Berlim.

O concerto de abertura está agendado para hoje, às 21h30, na Igreja de S. Pedro com o Quarteto de Cordas Al-Pari. Segue-se, na quarta-feira, o Concerto 'Souvenir de Florence', às 18h00, no Santuário da Penha, com o Quarto de Cordas de Guimarães e convidados (Tomasz Tomaszewski, Emanuel Salvador, Emilia Goch Salvador, Alicja Gusciora, Filipe Quaresma e Elzbieta Rychwalska).

Na quinta-feira, a Sala da Duquesa do Paço dos Duques de Bragança acolhe o concerto 'Guimarães Academia', pelas 16h00, e para sexta-feira está programado o concerto 'Tchaikovsky-Tchaikovsky', na Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, às 21h30.

O concerto final, no sábado, às 21h30, será 'Viva Vivaldi' e conta com o violinista Vasko Vassilev e com a Orquestra do Festival Guimarães Clássico.

O Festival Guimarães Clássico é um projeto conjunto do Quarteto de Cordas de Guimarães e da Câmara Municipal, que tem o intuito de promover a música de câmara, tendo como base os membros do Quarteto de Cordas de Guimarães e várias figuras que durante uma semana partilham o palco e as salas de aula com jovens músicos de Portugal e do estrangeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório