Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Protestos de Hong Kong marcam festival de cinema em Taiwan

Um documentário sobre o movimento pró-democracia em Hong Kong abre no dia 6 de setembro a edição deste ano do Festival Internacional de Cinema e Direitos Humanos de Taiwan.

Protestos de Hong Kong marcam festival de cinema em Taiwan
Notícias ao Minuto

12:59 - 27/08/19 por Lusa

Cultura Hong Kong

Numa altura em que Hong Kong enfrenta protestos regulares desde junho, a terceira edição do festival arranca com 'Umbrella Diaries: The First Umbrela', do realizador James Leong, de Singapura, que acompanha a 'Revolta dos Guarda-Chuvas' em 2014.

Segundo um comunicado do Ministério da Cultura de Taiwan divulgado na segunda-feira, o programa do festival inclui ainda 'Last Exit to Kai Tak', um outro documentário, do britânico Matthew Torne, que segue quatro ativistas pró-democracia de Hong Kong.

'Hoje Hong Kong, Amanhã Taiwan' e 'Movimentos Juvenis Contemporâneos' são aliás dois dos três temas do festival organizado pelo Museu Nacional dos Direitos Humanos de Taiwan, juntamente com 'Destino: Igualdade de Género'.

A atual crise política é o maior desafio que Hong Kong já enfrentou, disse o diretor do Museu, Chen Jung-hong, durante a apresentação do festival, que vai decorrer entre 6 e 08 de setembro na capital Taipé e entre 17 e 25 do mesmo mês na cidade de Kaohsiung.

O programa do festival inclui 'Deslembro', um filme da realizadora brasileira Flávia Castro sobre os desaparecidos políticos durante a ditadura militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985, assim como discussões após as sessões e workshops "para explorar os direitos humanos na perspetiva das vítimas políticas".

A Presidente de Taiwan, Tsai Ing-Wen, recebeu no mês passado ativistas pró-democracia de Hong Kong e referiu que a ilha iria seguir "princípios humanitários" para lidar com eventuais pedidos de asilo dos ativistas.

Em resposta na semana passada, Ma Xiaoguang, porta-voz do Gabinete para os Assuntos de Taiwan do governo chinês, exigiu que o governo de Taiwan "pare de minar o Estado de direito" e interferir nos assuntos de Hong Kong.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório