Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Fundação GDA e GEDIPE apoiam contratação de atores no audiovidual

A Fundação GDA e a GEDIPE anunciaram hoje um programa, com uma dotação de 90 mil euros para o primeiro ano, com o objetivo de facilitar a contratação de artistas jovens e seniores em projetos de cinema e televisão.

Fundação GDA e GEDIPE apoiam contratação de atores no audiovidual
Notícias ao Minuto

19:45 - 27/08/19 por Lusa

Cultura Atores

Segundo o comunicado hoje divulgado, este apoio financeiro "pode ir até 70% dos honorários" dos atores, que deverão ter menos de 30 anos ou mais de 60.

O programa "Contratação+", a iniciar em setembro, tem um orçamento para este primeiro ano de 90 mil euros, e vai "suportar valores até 3.000 euros por ator, ou 9.000 euros por cada projeto".

"Verificámos que os atores seniores e os jovens atores têm problemas semelhantes no acesso ao mercado da representação audiovisual: muitos dos mais velhos, à medida que envelhecem deixam de ter trabalho; e, para a maioria dos mais novos, é difícil entrar no sistema", afirma o diretor-geral da Fundação GDA, Mário Carneiro, em comunicado.

Neste sentido, segundo o responsável, é "um incentivo para que os produtores e os realizadores portugueses possam incluir mais artistas jovens e seniores".

Para além do critério da idade, os candidatos ao programa não podem ter obtido rendimentos provenientes do audiovisual acima de 5.000 euros nos últimos 12 meses nem ter recebido mais de 20 mil euros, no total, no último ano fiscal.

O programa, explicam as duas entidades, "consiste na criação de uma base de dados, onde os artistas poderão inscrever-se, caso cumpram determinadas condições, e à qual os produtores terão acesso para selecionar os atores que pretendam contratar, num processo acompanhado por uma comissão composta por elementos da Fundação GDA e da Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (GEDIPE)".

O diretor-geral da GEDIPE, Paulo Santos, no mesmo comunicado, assinala a "exemplaridade" deste programa, "uma vez que é um projeto de colaboração entre estruturas que representam produtores e artistas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório