Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Vilar Formoso cria prato de bacalhau para captar turistas e espanhóis

Vários restaurantes da vila fronteiriça de Vilar Formoso, no concelho de Almeida, Guarda, confecionam um prato de bacalhau que foi criado com o incentivo da Junta de Freguesia para captar turistas e espanhóis, foi hoje anunciado.

Vilar Formoso cria prato de bacalhau para captar turistas e espanhóis
Notícias ao Minuto

14:30 - 30/08/19 por Lusa

Cultura Restauração

'Bacalhau à Fronteira da Paz' foi o nome dado ao prato que está a ser utilizado para promover a restauração de Vilar Formoso junto dos espanhóis e de todos aqueles que diariamente atravessam a principal fronteira terrestre do país.

O presidente da Junta de Freguesia de Vilar Formoso, Manuel Gomes, disse hoje à agência Lusa que a iguaria gastronómica resultou de um desafio que foi lançado este ano aos 17 restaurantes locais, para que fosse criado um produto gastronómico que servisse como "mais um atrativo para trazer as pessoas a Vilar Formoso".

Aos representantes dos restaurantes foi sugerida a criação de "um prato novo" que agregasse "todos os sabores", indicou.

Segundo o responsável, a opção pelo bacalhau surgiu porque "existe a tradição de o espanhol e de o turista comer o bacalhau em Vilar Formoso".

Ao bacalhau, foram associados produtos locais, como a broa e o queijo de ovelha, acrescentou.

Durante o processo de escolha, os restaurantes propuseram seis pratos e, por votação, venceu o "Bacalhau à Fronteira da Paz", que é servido "na maior parte" dos estabelecimentos de restauração da vila fronteiriça, disse Manuel Gomes.

O prato selecionado, que inclui bacalhau, broa, queijo de ovelha, pimento, cebola e tomate, é acompanhado com batatas fritas às rodelas.

Segundo o autarca, a nova iguaria gastronómica começou a ser servida em abril e está a ter "bastante procura".

"O prato está a ser divulgado e está a ter bastante procura, por espanhóis e por outros visitantes, segundo nos dizem os restaurantes", disse o presidente da Junta de Freguesia de Vilar Formoso.

A iniciativa de captar "pela boca" turistas e habitantes do lado de lá da fronteira surge no âmbito da estratégia da autarquia de Vilar Formoso para divulgar o território e mitigar os eventuais efeitos da futura ligação de Portugal e Espanha por autoestrada, pois está em curso a construção do troço final da autoestrada A25 de ligação entre Vilar Formoso e Fuentes de Onõro (autoestrada A62).

No dia 21 de maio, a Infraestruturas de Portugal consignou a empreitada de construção do troço final da autoestrada A25 de ligação entre Vilar Formoso e a fronteira, prevendo finalizar os trabalhos em agosto de 2020.

A empreitada representa um investimento de 13,2 milhões de euros e vai contribuir para a "melhoria da ligação rodoviária com a Europa", segundo a empresa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório